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Os reinos budistas realmente existem?
Uma das perguntas mais comuns é se os reinos budistas realmente existem. A tentação é dizer que são meros estados psicológicos, mas será mesmo assim?
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Seriam os reinos budistas apenas metáforas?
Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval — rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?
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Budismo idealista: prós e contras
Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?
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A noção de substância é autocontraditória
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.
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O materialismo é eternalista ou niilista?
O materialismo é uma crença metafísica monista, mas como ela se equipara perante as noções budistas dos extremos do eternalismo e do niilismo?
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