tendrel
A União de Yogachara e Madhyamaka
Mipam Rinpoche ensina que a forma peculiar nyingma é uma união da tradição da vastidão de Asanga com a tradição da profundidade de Nagarjuna, a própria união de luminosidade e vacuidade.
tendrel
Vacuidade e antifilosofia
Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?
tendrel
Ouro fino
Refazemos o caminho de 4.2.2.2.2.4.1.4 com o comentário de Troshul Jamdor, que examina como os diversos veículos (aceitos pelo oponente) justificam a visão do pináculo da nyingma.
tendrel
A transmissão oral que apraz os Reis do Darma
Comentário superficial sobre a profunda oração Nyingma de Mipam Rinpoche.
tendrel
As polêmicas da vacuidade
Os pontos mais disputados da doutrina apontam as dificuldades centrais, e tratar exatamente deles nos ajuda a compreender a essência do darma.
tendrel
O uso do intelecto no budismo
Qual é o uso do estudo detalhista e pormenorizado de textos clássicos budistas? Qual é a função do intelecto na prática?
tendrel
Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
tendrel
Atingir a bonança
A negativa não implicativa revela a não elaboração além do cansaço de ter que defender qualquer tese.
tendrel
Com isto, tudo é possível
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.
tendrel
Os dois olhos de um intelecto bem treinado
Depois de um louvor a Manjushri, a unificação de prasangika e svatantrika, e de yogachara e madhyamaka.
tendrel
Caminho do meio para cabeçudos
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.
tendrel
Uma única intenção
Após reiterar o ápice da tradição nyingma como um ensinamento budista autêntico, Mipam Rinpoche o estabelece como idêntico à intenção iluminada do àpice dos ensinamentos sarma.
tendrel
Questões epistêmicas
O capítulo 6 do Farol da Certeza lida com questões de pramana, isto é, lógica e epistemologia budista. Esta é uma apresentação geral do tema.
tendrel
A seda do intelecto
Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.
tendrel
O que é imune à análise
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.
tendrel
Os três giros da roda do darma
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
tendrel
Deidade do pensamento mágico
Praticar a deidade no tantra budista significa simultaneamente manter a visão da vacuidade, caso contrário, estaremos praticando como um não budismo.
tendrel
União na não elaboração
Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?
tendrel
O que fazer, depende
Encerrando a 4a questão do Farol da Certeza sobre se a prática da meditação analítica ou a meditação de repouso são mais importantes uma que a outra.
tendrel
Luz imaculada
A relação entre svatantrika e shentong -- ambas deixam algo afirmado junto com a vacuidade.
tzal.org
Estudo de O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
O Farol da Certeza Beacon of Certainty é uma obra importante na tradição polêmica recente no budismo tibetano. Ela procura indicar a visão como estabelecida pela tradição nyingma, em termos da união de sutra, tantra e grande perfeição. Em meio a isto, ela desafia noções de outras tradições que começam a se imiscuir nos ensinamentos nyingma, e como isso pode ser evitado de modo a preservar a linhagem da realização.
tendrel
Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
tendrel
Sem uma não tem a outra
Não existe um relativo enganoso sem um definitivo além da delusão, e vice-versa. O ensinamento do Buda é completamente além dos extremos de fugir das aparências ou reificá-las.
tendrel
A grande união
Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.
tendrel
Vacuidade e didática da vacuidade
De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?
tendrel
Vacuidade do que é falso
A questão de se a natureza de buda é permanente ou impermanente, e também a questão de como as coisas que são inválidas no convencional também são vazias.
tendrel
Perspectivas e essências
Onde começamos a analisar os dois extremos, de acreditar que o lastro da cognição válida, e os critérios de invalidade, pertencem a um objeto independente, seja ele externo ou interno (mente).
tendrel
Como o desenho de uma lamparina
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
tendrel
Equanimidade além da mente
Após examinarmos como o pináculo dos ensinamentos da tradução antiga é absolutamente compatível com os sutras mahayana, agora passamos a examinar a compatibilidade com os tantras, inclusive aqueles mais prezados pelo oponente.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)