tendrel
Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
tendrel
Com isto, tudo é possível
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.
tendrel
A seda do intelecto
Os vários tipos de análise (com fim, sem fim, indeterminada) e a vipassana que usa a mente sem necessariamente usar o intelecto ordinário, bem como a desnecessidade da análise na realização.
tendrel
Caminho do meio para cabeçudos
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.
tendrel
Primeiras questões sobre o estudo do Farol da Certeza
Dzogchen, complexidade, coalescência, duas verdades.
tzal.org
Estudo de O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
O Farol da Certeza Beacon of Certainty é uma obra importante na tradição polêmica recente no budismo tibetano. Ela procura indicar a visão como estabelecida pela tradição nyingma, em termos da união de sutra, tantra e grande perfeição. Em meio a isto, ela desafia noções de outras tradições que começam a se imiscuir nos ensinamentos nyingma, e como isso pode ser evitado de modo a preservar a linhagem da realização.
tendrel
Ouro fino
Refazemos o caminho de 4.2.2.2.2.4.1.4 com o comentário de Troshul Jamdor, que examina como os diversos veículos (aceitos pelo oponente) justificam a visão do pináculo da nyingma.
tendrel
Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
tendrel
Vacuidade e didática da vacuidade
De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?
tendrel
Quem é dono da vacuidade?
A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?
tzal.org
Wang du
Imagem ligada a prece “Grandiosas nuvens de bênçãos” de Mipam Rinpoche, voltada a reunir congregações da sanga e elevar a gloriosidade do darma no mundo.
tendrel
Vacuidade e pensamento mágico
Há uma diferença essencial entre reconhecer a vacuidade em termos de uma negação e um negandum, e reconhecer a união entre vacuidade e aparência -- apenas a segunda forma efetivamente permite o vajrayana.
tendrel
O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
Mipam Rinpoche escreveu o Ngeshe Dromne aos nove anos de idade, garantindo assim que a tradição nyingma mantivesse uma visão intelectual de acordo com suas práticas, e não fosse vítima do colonialismo escolástico hegemônico. A certeza do título é a grande união entre aparência e vacuidade, sutra e tantra.
tendrel
Deidade do pensamento mágico
Praticar a deidade no tantra budista significa simultaneamente manter a visão da vacuidade, caso contrário, estaremos praticando como um não budismo.
tendrel
Estabelecer e soltar
Seguindo na exploração de como a meditação analítica complementa a meditação de repouso e vice e versa.
tendrel
União na não elaboração
Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?
tzal.org
Os oito pensamentos de um grande ser
A lista de Mipam Rinpoche e um poema de Lala Sonam Chödrup
tendrel
A grande união
Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.
tendrel
Atingir a bonança
A negativa não implicativa revela a não elaboração além do cansaço de ter que defender qualquer tese.
tendrel
As oito consciências no budismo tibetano
Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?
tendrel
O que fazer, depende
Encerrando a 4a questão do Farol da Certeza sobre se a prática da meditação analítica ou a meditação de repouso são mais importantes uma que a outra.
tendrel
Como o desenho de uma lamparina
Quando vemos a vacuidade em termos de negação e objeto da negação, isso nos afasta da não dualidade que nos permite ver a vacuidade primordial, e assim, impede que nossa prática do vajrayana seja algo mais do que uma mera representação. O desenho de uma lamparina não produz luz.
tendrel
Os três giros da roda do darma
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
tendrel
Vacuidade é só o começo
O que significa entender um pouco a vacuidade, e como realizar a vacuidade é o começo do caminho vajrayana.
tendrel
Vacuidade e antifilosofia
Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?
tendrel
Vacuidade do que é falso
A questão de se a natureza de buda é permanente ou impermanente, e também a questão de como as coisas que são inválidas no convencional também são vazias.
tendrel
Reconhecer isso é maravilhoso
Não entender a vacuidade corretamente significa não produzir renúncia ou realização, bem como não praticar corretamente.
tendrel
Mipam, o Leão da Fala
Nova tradução da Padmakara para biografia de Mipam Rinpoche de autoria de Dilgo Khyentse Rinpoche, o que mais se pode querer?
tendrel
Vacuidade extrínseca e negação implicativa
Por que Mipam Rinpoche está usando a vacuidade extrínseca para atacar o oponente?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)