tzal.org
Robô significa escravo: o humano na senzala algorítmica
Muito se fala de tecnologias disruptivas, particularmente desde os anos 2010. Entre todas elas – até mais do que bioengenharia e nanotecnologia, duas coisas com óbvio potencial de por si só virar tudo de cabeça para baixo – a inteligência artificial é a queridinha do momento. Não que o alarme não tenha soado, com figuras como Stephen Hawking, Dzongsar Khyentse Rinpoche e Elon Musk fazendo advertências bem públicas quanto a seus perigos. No entanto, o grande problema da inteligência artificial já pode ter cerca de 200 anos, e não tem tanto a ver com computadores – como é isso?
Papo de Homem
Capitalismo: vamos então gameficar pra valer?
Qual poderia ser uma crítica produtiva com relação ao capitalismo? Até onde vai e até onde pode ir a abstração do “livre mercado”? Nos jogos de computador, há um esforço consciente para manter a jogabilidade e se adaptar a capacidade do jogador, não seria essa a função última da regulação?
Papo de Homem
Adam Curtis: dois documentários imprescindíveis
A BBC, como veículo de estado, e um estado com o maior histórico colonialista já visto, curiosamente persiste provocadora. Adam Curtis é o maior expoente da geração atual de documentaristas ingleses.
Papo de Homem
Desigualdade, Mané
Tem gente que ainda acha que o aumento crescente da desigualdade não é um problema a ser solucionado. Gente que é Mané, claro.
Papo de Homem
A propaganda da liberdade
Incontinência/acrasia e a questão da ênfase de nossa sociedade na suposta “liberdade” individual.
tzal.org
Budista de direita é fajuto
É possível coadunar valores de direita com a prática genuína do darma do Buda?
Papo de Homem
Direita e esquerda ainda fazem sentido? O sinistrismo inexorável da política
A direita ainda tem algo a dizer? Algum futuro intelectual, algum poder fora o financiamento de campanha?
tzal.org
Bodisatva Petralha
Nagarjuna, no séc III, e direitos humanos para humanos dir... seres sencientes atrapalhados de modo geral. Pergunta aí se Jesus, que era excelente hippie abraçador de árvores esquerdinha e tudo mais, chegou a advertir sobre cadeias privadas -- Nagarjuna avisou: era ainda mais diretório acadêmico petralha. (Trechos da Guirlanda Preciosa, versos 330 a 338).
Papo de Homem
Criticar o capitalismo não é coisa de comunista
Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.
Papo de Homem
A inútil luta com os galhos: o governo como boneco de Judas
Esse fato muito real escapa à maioria das pessoas que falam sobre o assunto: espera-se idoneidade moral de um político, mas não se desafia a ideia de que essa idoneidade não é possível com os grupos de interesse econômicos ativos neste momento no mundo – afinal, políticos isentos não recebem os apoios imprescindíveis para se eleger e “operar” o jogo político.
Papo de Homem
Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster
Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.
Papo de Homem
Meu apartamento tem senzala
Você já parou para refletir sobre o que é uma “dependência de empregada”? Em certo sentido, talvez seja um exagero comparar um assalariado que mora no local de trabalho por conveniência a um regime de escravidão. Por outro lado, talvez a comparação seja interessante.
pragmatismopolitico
Fernando Meirelles: 'Nossos sonhos não cabem no capitalismo'
Para Fernando Meirelles, a reconstrução da política exige superar lógicas que associam felicidade e sucesso a consumo e acumulação sem fim. Confira abaixo a entrevista completa com o renomado cineasta
tzal.org
Quem Pensa Diferente Vale Mesmo a Pena?
O argumento de que devemos “sair das bolhas” e estar abertos a discutir com quem pensa diferente é, muitas vezes, uma falácia. // Podemos estabelecer três critérios simples: 1) em que pé estamos? 2) vai adiantar? 3) vale o tempo empregado?
Papo de Homem
11 documentários que você precisa assistir para entender o mundo hoje
Documentários sobre economia, política e ambiente.
Papo de Homem
A comoditização do tempo
“Tempo é dinheiro” não é uma afirmação, é um conjuro do capitalismo.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)