Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento — isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
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Como o Darma do Buda surge para nós?
• mp3 do podcast.
• Vacuidade e interdependência (vídeo anterior que baseou algumas das questões tratadas neste vídeo)
• Dança Mágica (livro de Thinley Norbu Rinpoche traduzido por Padma Dorje e recém lançado)
• Perguntas que encobrem a sabedoria (respostas a perguntas sobre o darma em tzal.org)
• Carma, o que é, o que não é e qual sua importância (livro de Traleg Kyabgom Rinpoche)
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Eternalismo e niilismo
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.
Será que somos bodisatvas e não sabemos?
Pensando de forma causal, não tem realmente chance. Já pensar de forma não causal não é bem pensar. O treinamento que revela a natureza das coisas é um adorno ao que realmente já é.
Credenciais Budistas e Níveis de Iluminação
Quais são os níveis de realização no budismo? Como eles estão ligados a credenciais institucionais? Quais as distorções comuns em torno dessas ideias?
O princípio da caridade no budismo
Em filosofia, o princípio de caridade é assumir a melhor interpretação possível da tese do oponente. No budismo isso também é importante.
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