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Com isto, tudo é possível


Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.


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Enquanto não tivermos certeza de que todas as coisas compostas não são confiáveis, não temos como efetivamente praticar o darma.tendrel

Não vai dar certo

Enquanto não tivermos certeza de que todas as coisas compostas não são confiáveis, não temos como efetivamente praticar o darma.
Do ponto de vista definitivo, não há relativo e definitivo. Do ponto de vista relativo, há relativo e definitivo. Porém, ao falar, sempre assumimos a limitação do relativo.tendrel

Relativo e definitivo unidos

Do ponto de vista definitivo, não há relativo e definitivo. Do ponto de vista relativo, há relativo e definitivo. Porém, ao falar, sempre assumimos a limitação do relativo.
Não é possível escolher quais os ensinamentos do Buda se aceita e se rejeita, e tomar refúgio em parte do darma. O refúgio é tomado na totalidade dos ensinamentos do Buda, e na perspectiva de que ele é de fato um Buda, isto é, um ser completa e irreversivelmente iluminado.tendrel

O darma não é customizável

Não é possível escolher quais os ensinamentos do Buda se aceita e se rejeita, e tomar refúgio em parte do darma. O refúgio é tomado na totalidade dos ensinamentos do Buda, e na perspectiva de que ele é de fato um Buda, isto é, um ser completa e irreversivelmente iluminado.
Muitas vezes me foi pedido que fizesse uma comparação entre zen e budismo tibetano. Aqui toco alguns pontos que surgem frequentemente no discurso dos desavisados, em grupos de budismo.tendrel

Zen e budismo tibetano

Muitas vezes me foi pedido que fizesse uma comparação entre zen e budismo tibetano. Aqui toco alguns pontos que surgem frequentemente no discurso dos desavisados, em grupos de budismo.


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