tendrel
Giros, intelecto e meditação
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
tendrel
O Buda Existiu?
Há alguma dúvida do príncipe Sidarta Gautama ter caminhado sobre essa terra? Além disso, e mais interessante, qual é a visão budista do conceito de “existência”?
tendrel
Donald Trump e o caminho do meio
Robert Muller e o Departamento de Justiça Americano tem uma orientação ética interna de não poder indiciar o presidente. O relatório dele sobre Trump, portanto, guarda certa semelhança com a “negativa não afirmativa” considerada prerrogativa da escola de caminho do meio consequencialista (prasangika). Muller só pode dizer sobre a situação de coisas “não pode dizer que o presidente não cometeu um crime”.
tzal.org
Delusão: como a mente se engana
No Lankavatara Sutra, Mahamati busca do Buda uma explicação sobre o engano básico. Como ele se forma?
tzal.org
Por que o darma não é relativista
Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.
tendrel
Vacuidade e compaixão
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
tendrel
Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade
Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.
tendrel
O que é imune à análise
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.
tendrel
O Buda tem intuições?
Epistemologia do convencional e caminho do meio são dois modos de examinar o caminho budista e seu resultado. No que diz respeito a conhecimentos imperfeitos ou misteriosos, eles se aplicam?
tendrel
O conceito de ausência de eu
Por que a escola Caminho do Meio diz que o eu não possui sequer uma existência relativa, mas é uma convencionalidade inválida?
Buda Virtual
Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo
Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.
tendrel
História e didática do caminho do meio
Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.
Buda Virtual
Isto é um sonho: metáfora e realidade no budismo
Uma das ideias centrais do budismo mahayana é que tudo que vivenciamos é como um sonho. Qual a diferença entre dizer que tudo é como um sonho ou que tudo é simplesmente um sonho?
tendrel
A noção de substância é autocontraditória
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.
tzal.org
Peculiaridade e Vazio
Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.
tendrel
Budismo idealista: prós e contras
Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?
tendrel
Eternalismo e niilismo
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.
tendrel
Arya Nagarjuna
A figura mais importante no budismo depois do próprio Buda, que elevou termos como “vacuidade”, “interdependência” e “caminho do meio” ao léxico comum budista.
tendrel
Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
Buda Virtual
Eternalismo, niilismo e outros extremos
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
tendrel
Não perturbar o convencional
Na visão do caminho do meio, tudo aquilo que não atrapalha sua visão budista e não prejudica os seres, estando certo ou errado, não importa tanto.
tendrel
A via negativa no budismo
De fato há via negativa (um conceito da teologia teísta) no budismo? Acho que cometi um erro com relação à prasangika em outro video...
tendrel
Os três giros da roda do darma
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
tendrel
Por que estudar as feições da cobra falsa?
Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.
Buda Virtual
Filosofia da linguagem e vacuidade
O que Buda e Wittgenstein têm em comum? Uma breve comparação da noção de vacuidade como exposta pela prasangika madhyamaka e o segundo Wittgenstein.
tendrel
Caminho do meio para cabeçudos
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)