contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.tendrel

Giros, intelecto e meditação

Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
Há alguma dúvida do príncipe Sidarta Gautama ter caminhado sobre essa terra? Além disso, e mais interessante, qual é a visão budista do conceito de “existência”?tendrel

O Buda Existiu?

Há alguma dúvida do príncipe Sidarta Gautama ter caminhado sobre essa terra? Além disso, e mais interessante, qual é a visão budista do conceito de “existência”?
Robert Muller e o Departamento de Justiça Americano tem uma orientação ética interna de não poder indiciar o presidente. O relatório dele sobre Trump, portanto, guarda certa semelhança com a “negativa não afirmativa” considerada prerrogativa da escola de caminho do meio consequencialista (prasangika). Muller só pode dizer sobre a situação de coisas “não pode dizer que o presidente não cometeu um crime”.tendrel

Donald Trump e o caminho do meio

Robert Muller e o Departamento de Justiça Americano tem uma orientação ética interna de não poder indiciar o presidente. O relatório dele sobre Trump, portanto, guarda certa semelhança com a “negativa não afirmativa” considerada prerrogativa da escola de caminho do meio consequencialista (prasangika). Muller só pode dizer sobre a situação de coisas “não pode dizer que o presidente não cometeu um crime”.
No Lankavatara Sutra, Mahamati busca do Buda uma explicação sobre o engano básico. Como ele se forma?tzal.org

Delusão: como a mente se engana

No Lankavatara Sutra, Mahamati busca do Buda uma explicação sobre o engano básico. Como ele se forma?
Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.tzal.org

Por que o darma não é relativista

Algumas pessoas me perguntam como no darma não é relativismo quando se explica que um deva vê água como ambrosia enquanto que um preta vê lava. É simples: água, lava e ambrosia são, as três, projeções de seres ignorantes.
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tendrel

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.tendrel

Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade

Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.tendrel

O que é imune à análise

Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.
Epistemologia do convencional e caminho do meio são dois modos de examinar o caminho budista e seu resultado. No que diz respeito a conhecimentos imperfeitos ou misteriosos, eles se aplicam?tendrel

O Buda tem intuições?

Epistemologia do convencional e caminho do meio são dois modos de examinar o caminho budista e seu resultado. No que diz respeito a conhecimentos imperfeitos ou misteriosos, eles se aplicam?
Por que a escola Caminho do Meio diz que o eu não possui sequer uma existência relativa, mas é uma convencionalidade inválida?tendrel

O conceito de ausência de eu

Por que a escola Caminho do Meio diz que o eu não possui sequer uma existência relativa, mas é uma convencionalidade inválida?
Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.Buda Virtual

Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo

Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.
Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.tendrel

História e didática do caminho do meio

Seguindo a série sobre o caminho do meio, o Caminho do Meio como tradição autoidentificada, e como estudar o caminho do meio.
Uma das ideias centrais do budismo mahayana é que tudo que vivenciamos é como um sonho. Qual a diferença entre dizer que tudo é como um sonho ou que tudo é simplesmente um sonho?Buda Virtual

Isto é um sonho: metáfora e realidade no budismo

Uma das ideias centrais do budismo mahayana é que tudo que vivenciamos é como um sonho. Qual a diferença entre dizer que tudo é como um sonho ou que tudo é simplesmente um sonho?
O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.tendrel

A noção de substância é autocontraditória

O budismo é uma “nontologia”, em que a noção de substância é reconhecida como um conceito inerentemente contestável, ou mesmo autocontraditório. Entre as noções de substância, a mais nefasta, no entanto, é a versão materialista.
Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.tzal.org

Peculiaridade e Vazio

Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.
Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?tendrel

Budismo idealista: prós e contras

Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.tendrel

Eternalismo e niilismo

O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.
Começando uma série sobre a escola/conceito do “caminho do meio”.tendrel

O que é “Caminho do Meio”?

Começando uma série sobre a escola/conceito do “caminho do meio”.
A figura mais importante no budismo depois do próprio Buda, que elevou termos como “vacuidade”, “interdependência” e “caminho do meio” ao léxico comum budista.tendrel

Arya Nagarjuna

A figura mais importante no budismo depois do próprio Buda, que elevou termos como “vacuidade”, “interdependência” e “caminho do meio” ao léxico comum budista.
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.tendrel

Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho

O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.Buda Virtual

Eternalismo, niilismo e outros extremos

Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
Na visão do caminho do meio, tudo aquilo que não atrapalha sua visão budista e não prejudica os seres, estando certo ou errado, não importa tanto.tendrel

Não perturbar o convencional

Na visão do caminho do meio, tudo aquilo que não atrapalha sua visão budista e não prejudica os seres, estando certo ou errado, não importa tanto.
De fato há via negativa (um conceito da teologia teísta) no budismo? Acho que cometi um erro com relação à prasangika em outro video...tendrel

A via negativa no budismo

De fato há via negativa (um conceito da teologia teísta) no budismo? Acho que cometi um erro com relação à prasangika em outro video...
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.tendrel

Os três giros da roda do darma

O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.tendrel

Por que estudar as feições da cobra falsa?

Epistemologia do convencional no budismo e uma analogia consagrada na literatura do Caminho do Meio.
O que Buda e Wittgenstein têm em comum? Uma breve comparação da noção de vacuidade como exposta pela prasangika madhyamaka e o segundo Wittgenstein.Buda Virtual

Filosofia da linguagem e vacuidade

O que Buda e Wittgenstein têm em comum? Uma breve comparação da noção de vacuidade como exposta pela prasangika madhyamaka e o segundo Wittgenstein.
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.tendrel

Caminho do meio para cabeçudos

Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.


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