contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Bodicita

Trecho de ensinamento de Jigme Tromge Rinpoche e tradução por Sibele Correa.

A mente da iluminação, o cerne do mahayana. A panaceia universal, o voto crucial do bodisatva.tendrel

O que é a bodicita?

A mente da iluminação, o cerne do mahayana. A panaceia universal, o voto crucial do bodisatva.
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tendrel

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?tendrel

Ira compassiva

A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.tendrel

O voto de bodisatva na tradição da vastidão

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
A mente da iluminação, o cerne do mahayana. A panaceia universal, o voto crucial do bodisatva.tendrel

O que é a bodicita?

A mente da iluminação, o cerne do mahayana. A panaceia universal, o voto crucial do bodisatva.
Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tendrel

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?tendrel

Ira compassiva

A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.tendrel

O voto de bodisatva na tradição da vastidão

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.tendrel

O voto de bodisatva na tradição da profundidade

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
Qual a relação entre o aspecto do desejo intenso pela iluminação dos outros e a natureza verdadeira da realidade?tendrel

Vacuidade e bodicita

Qual a relação entre o aspecto do desejo intenso pela iluminação dos outros e a natureza verdadeira da realidade?
por Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche // A base absolutamente essencial para a prática do budismo em sua forma tibetana é o desenvolvimento da Mente da Iluminação, ou Bodhichitta. A Bodhichitta não é somente um tipo de altruísmo: ela consiste do voto de nós mesmos atingirmos a perfeição para levarmos todos os seres lá.Medium

Bodhichitta, a Mente da Iluminação

por Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche // A base absolutamente essencial para a prática do budismo em sua forma tibetana é o desenvolvimento da Mente da Iluminação, ou Bodhichitta. A Bodhichitta não é somente um tipo de altruísmo: ela consiste do voto de nós mesmos atingirmos a perfeição para levarmos todos os seres lá.
O filme de Darren Aronofsky parece ter algo a dizer sobre a bodicita. Mas como, isto? Não é um filme contra uma visão de religiosidade institucional?tendrel

Luz, câmera, darma: A Baleia

O filme de Darren Aronofsky parece ter algo a dizer sobre a bodicita. Mas como, isto? Não é um filme contra uma visão de religiosidade institucional?
Trecho de ensinamento de Jigme Tromge Rinpoche e tradução por Sibele Correa.Soundcloud

Bodicita

Trecho de ensinamento de Jigme Tromge Rinpoche e tradução por Sibele Correa.
Segundo Shantideva, os bodisatvas precisam sentir ânsia de vômito ao pensar no nirvana. Por que isso?Buda Virtual

Nojo pelo nirvana: o bodisatva e a intenção iluminada

Segundo Shantideva, os bodisatvas precisam sentir ânsia de vômito ao pensar no nirvana. Por que isso?


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