Aspiração
Aspire não meramente compreender o dharma intelectualmente, mas entender com base na vivência.
Aspire corporificar a bodichita última e relativa, de forma que você não atraia e magnetize os seres sencientes apenas por sua beleza física, conhecimentos e influência política.
Aspire criar conexões com as pessoas — mesmo com aquelas que não vejam mais que um lampejo de sua camiseta de colorido brilhante numa multidão — de forma que isso resulte numa semente do darma em suas mentes.
Aspire que seu corpo, sua conduta, suas ideias e pensamentos, que todas essas coisas, de uma forma ou de outra, se tornem benéficas para os seres sencientes. Por exemplo, caso eu tenha uma vontade repentina de saber como está o mercado de ações, aspiro que esse pensamento mundano amadureça numa manifestação benéfica.
Aspire nunca renascer na família de um bilionário, já que uma circunstância desse tipo implicará em você ter apenas uma visão cor-de-rosa do mundo, algo que o privará da riqueza da compreensão do darma.
Ao mesmo tempo, aspire se tornar Presidente dos Estados Unidos, ou da China ou da Rússia, de forma que você possa beneficiar os seres sencientes de forma hábil, com os poderes que tal posto lhe proporcionarão.
Aspire se tornar uma prostituta numa zona de baixa prostituição de uma grande cidade, e que a bodichita nasça na mente de qualquer um que entre em contato com você.
Aspire praticar o darma de forma completa e total, e reze para que não fique sempre esperando a hora certa de começar a a praticar. Quando tiver tempo, vá para um lugar silencioso e pratique.
Aspire nunca postergar a prática daquilo que você já sabe apenas porque deseja obter mais conhecimento intelectual do darma.
Aspire passar pela experiência da tristeza.
Sempre aspire tomar a direção certa, por mais ignorante que você seja.
Reze para que, quando você correr atrás de desejos frívolos, o objeto do seu desejo o conduza para o benefício dos seres sencientes.
Quando perder a paciência com os outros, que você sinta vergonha de seu comportamento e obtenha alguma realização.
Quando você se sentir deprimido, que a própria depressão seja a causa do reconhecimento da verdade.
E, mais importante do que tudo, sempre aspire seguir aspirando.
Dzongsar Khyentse Rinpoche, 2018. Site oficial de Rinpoche no Brasil.
Tradução por Padma Dorje, sem autorização ou verificação da Siddharta's Intent Brasil, no mesmo ano.
Pode procurar o quanto quiser
Chandrakirti não vê problema com você estar tentando encontrar algo [que não seja vazio, impermanente ou cheio de dukkha]. Chandrakirti vê problema se você achar. ~ Dzongsar Khyentse Rinpoche
O Guru e o Aluno no Vajrayana
É um texto essencial sobre o budismo vajrayana por Dzongsar Khyentse Rinpoche, e também sobre o futuro do budismo, mesmo para quem não se sente tocado pela controvérsia atual com Sogyal Rinpoche.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)