A bolha da IA e seu conservadorismo inerente
Comentário sobre o podcast de Ed Zitron com Cory Doctorow e Brian Merchant, e de duas citações, uma de Francis M. Wilhoit e outra do capiroto, Milton Friedman.
“O conservadorismo consiste em exatamente uma proposição, a saber: é preciso que haja grupos internos que a lei proteje mas a que não se aplique, juntamente com grupos externos a que a lei se aplique, mas que não proteja.”
Francis M. Wilhoit
“Somente uma crise – real ou percebida – produz mudanças reais. Quando essa crise ocorre, as ações que são tomadas dependem das ideias que estão por aí. Essa, acredito, é nossa função básica: desenvolver alternativas às políticas existentes, mantê-las vivas e disponíveis até que o politicamente impossível se torne politicamente inevitável.“
Milton Friedman
Clickbait
Não dê cookies para papagaios estocásticos
◦ Enzittification with Cory Doctorow & Brian Merchant, episódio comentado
◦ How The AI Bubble Bursts, episódio mencionado
◦ Tech Won't Save Us, podcast mencionado
◦ Machine learning is innately conservative and wants you to either act like everyone else, or never change, Texto de Cory Doctorow
A esfera única, Sinclair modo slow, não mais gaúcha
O encontro com a verdadeira natureza através de pontos luminosos. Reminiscências, interjeições e cantos de tempos e lugares longínquos. Como a mente produz obscurecimento intelectual pela reificação de hábitos e tendências, e pelo não reconhecimento direto. Programação wabi-sabi. COBOL, 48kb, e o efeito negativo de escolhas precipitadas. Amor de Mozimbo, nada pode nunca dar verdadeiramente errado.
Reparo eletrizante: troca de disjuntores
A força solar que circula pelas veias de cobre. Seus controladores magnético-térmicos datados sendo substituídos. De nema para din. O poder da destruição dos plásticos para conformá-los à realidade concreta.
Zen na guerra
Sobre um recente podcast com o Brian Daissen Victoria, que escreveu o seminal Zen at War em 1992, e alguns conteúdos que produzi em torno do mesmo assunto.
Big Data: a análise monstra de um oceano de dados
Mas qual seria a diferença entre a big data e os processos de análise usuais, senão maior quantidade e talvez velocidade? Não será esse termo apenas mais uma buzzword do mundo da tecnologia que se mostra vacuosa após um período intenso de uso?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)