contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoImpressosWang du

Wang du

Este cartão é impresso em couché 300g, 10x15cm, frente e verso.

Wang dü (དབང་སྡུད་, dbang sdud) é o título usual abreviado da oração de Mipam Rinpoche chamada Grandiosas Nuvens de Bênçãos: Uma Prece para Magnetizar o Mundo de Todas as Aparências e Possibilidades (སྣང་སྲིད་དབང་དུ་སྡུད་པའི་གསོལ་འདེབས་བྱིན་རླབས་སྤྲིན་ཆེན་, snang srid dbang du sdud pa'i gsol 'debs byin rlabs sprin chen, disponível em tradução ao português em Gotas de Sabedoria, Makara, 2016, p. 109). Ela foi composta em 1879.

São nove as deidades invocadas na prece. Ao centro (1) Pema Gyalpo; acima (2) Vajradharma (Dorje Chö); no topo (3) Amitaba; no canto superior direito (do ponto de vista da deidade) (4) Avalokiteshvara como Padmapani; no canto superior esquerdo (5) Hayagriva; à direita(6) Guhyajnana (Sangwa Yeshe); à esquerda (7) Vajravarahi; no canto inferior direito (8) Pema Dakini; e no canto inferior esquerdo (9) Döpe Gyalpo.

O ponto crucial da magnetização, mais do que colocar as coisas e seres sob a influência do darma, é colocar nossa própria mente sob esta influência. Esta prática incrementa o wang tang, isto é, a presença autêntica. A virtude praticada passa a ser integrada em nossa presença, e resplandecendo dessa forma, nos tornamos exemplos para os outros.

Khenpo Jigme Phuntsok (1933-2004) comissionou a pintura dessa imagem com base num terma cognato de Lerab Lingpa. Ele atribuía a esta oração a principal causa da aglomeração imensa de alunos que se formou e persiste até hoje em torno de seus enormes centros de darma.

O envio desse cartão é restrito para quem já recebeu uma iniciação vajrayana e se compromete a recitar a oração Grandiosas Nuvens de Bênçãos (Gotas de Sabedoria, p. 109) com alguma regularidade (todo dia, uma vez por mês, uma vez por ano).



...


Para receber os cartões, envie seu endereço de correspondência para conexoesauspiciosas@gmail.com. Eles são oferecidos de graça, mas ficamos felizes de receber contribuições para expandir essas atividades.


Para isso, deposite qualquer valor no QR-code PIX
(ou use a chave conexoesauspiciosas@gmail.com)



Formas alternativas de contribuir:

Pelo PIX ou use o email conexoesauspiciosas@gmail.com
PayPal
Mercado Pago

Ou, para depósito em outros bancos, visite a página de patronagem. O dinheiro excedente, se houver, será aplicado na manutenção do site, Canal Tendrel no YouTube e futuras impressões.

Caso não deseje mais esse cartão, dê para outra pessoa ou efetue o descarte o queimando. Não o jogue no lixo.
esfera/sphere


O capítulo 6 do Farol da Certeza lida com questões de pramana, isto é, lógica e epistemologia budista. Esta é uma apresentação geral do tema.tendrel

Questões epistêmicas

O capítulo 6 do Farol da Certeza lida com questões de pramana, isto é, lógica e epistemologia budista. Esta é uma apresentação geral do tema.
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.tendrel

Caminho do meio para cabeçudos

Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.tendrel

Giros, intelecto e meditação

Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista a partir do Pramanavartika de Dharmakirti, determinando a relação  entre conhecimento e conhecedor.tendrel

Disso só pode vir aquilo

Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista a partir do Pramanavartika de Dharmakirti, determinando a relação entre conhecimento e conhecedor.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).