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Ser filho da ilusão
A prática envolve lidar com a realidade da natureza onírica de todas as coisas sem aceitação e rejeição.
Clickbait
Sabemos o que somos, mas não o que podemos ser.
• mp3 do podcast.
• Sem qualquer má vontade com o sonho (vídeo no Canal Tendrel).
• Isto é um sonho: metáfora e realidade no budismo (texto de Padma Dorje no site Buda Virtual).
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
Siddhas e vidyadharas
Além do arhat e do bodisatva, há mais categorias de seres realizados no budismo vajrayana. Como fica isso? Para quem a gente faz as oferendas ao altar?

Graus de visão da pureza
O oponente fala de classes ou níveis de tantra, nós também falamos de classes ou níveis de tantra. Que sentido há em falar em níveis de tantra e se referir apenas a uma diferença em meios? Porque precisa haver uma diferença em visão?

O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
Mipam Rinpoche escreveu o Ngeshe Dromne aos nove anos de idade, garantindo assim que a tradição nyingma mantivesse uma visão intelectual de acordo com suas práticas, e não fosse vítima do colonialismo escolástico hegemônico. A certeza do título é a grande união entre aparência e vacuidade, sutra e tantra.

O Buda não é humano
Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?
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