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Com isto, tudo é possível
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.
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União livre de parcialidades e extremos
Para entender como os seres nas diferentes classes percebem uma mesma coisa de modos diferentes, é preciso reconhecer a união de vacuidade e aparência, livre de parcialidades e extremos. Isto também é necessário para funcionar bem no mundo, e atingir a realização.
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Perspectivas e essências
Onde começamos a analisar os dois extremos, de acreditar que o lastro da cognição válida, e os critérios de invalidade, pertencem a um objeto independente, seja ele externo ou interno (mente).
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Tanto não afirma que não chega nem mesmo a negar
Encerrando o tópico seis e abrindo o tópico sete. Uma explicação das tabelas do John Pettit e alguns trechos do comentário do Troshul Jamdor.
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É possível ser budista e acreditar na terra ser plana?
O quanto o budismo depende do conhecimento estabelecido?
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Por que a experiência é superior à inferência?
A maioria das formas de epistemologia budista parece aceitar isso, por que é assim?
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O budismo tem dogmas?
O budismo tem elementos que é necessário aceitar sem verificação ou reflexão? Quais são os limites da epistemologia budista no que diz respeito a inferência e experiência?
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Estudo de O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
O Farol da Certeza Beacon of Certainty é uma obra importante na tradição polêmica recente no budismo tibetano. Ela procura indicar a visão como estabelecida pela tradição nyingma, em termos da união de sutra, tantra e grande perfeição. Em meio a isto, ela desafia noções de outras tradições que começam a se imiscuir nos ensinamentos nyingma, e como isso pode ser evitado de modo a preservar a linhagem da realização.
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O Buda tem intuições?
Epistemologia do convencional e caminho do meio são dois modos de examinar o caminho budista e seu resultado. No que diz respeito a conhecimentos imperfeitos ou misteriosos, eles se aplicam?
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Os dois olhos de um intelecto bem treinado
Depois de um louvor a Manjushri, a unificação de prasangika e svatantrika, e de yogachara e madhyamaka.
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Disso só pode vir aquilo
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista a partir do Pramanavartika de Dharmakirti, determinando a relação entre conhecimento e conhecedor.
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Questões epistêmicas
O capítulo 6 do Farol da Certeza lida com questões de pramana, isto é, lógica e epistemologia budista. Esta é uma apresentação geral do tema.
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Não tome refúgio em informação e viés
A tradição eurocêntrica fala em livre arbítrio ou em superdeterminismo e caos. A visão budista não subscreve nenhuma dessas opções. Assim, como começamos a examinar os ensinamentos, ao perceber que não somos nem inteiramente livres, nem inteiramente determinados?
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A expansão luminosa: definitivo e convencional
Respostas a algumas dúvidas sobre os dois âmbitos, relativo e definitivo.
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Como um insignificante como eu poderia responder tais questões?
Através da bênção da luz da sabedoria de Manjushri é que podemos compreender o darma, jamais por mero esforço intelectual.
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O corpo de sabedoria da expansão da pureza primordial
A vastidão da igualdade da pureza primordial livre do embaraço de provar ou refutar é onde desaguam todas as visões produzidas pelos diversos caminhos e escolas.
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A dança da mera aparência
Onde estabelecemos a substância da não substância como mera aparência. E também falamos sobre mahayana e vajrayana em termos de visão e resultado, e chegamos até mesmo a tocar em terceiro excluído.
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O Farol da Certeza de Mipam Rinpoche
Mipam Rinpoche escreveu o Ngeshe Dromne aos nove anos de idade, garantindo assim que a tradição nyingma mantivesse uma visão intelectual de acordo com suas práticas, e não fosse vítima do colonialismo escolástico hegemônico. A certeza do título é a grande união entre aparência e vacuidade, sutra e tantra.
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Primeiras questões sobre o estudo do Farol da Certeza
Dzogchen, complexidade, coalescência, duas verdades.
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