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Não perturbar o convencional

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Será que o vajrayana veio do Bön ou do hinduísmo? Não é bem assim.tendrel

O vajrayana surgiu de sincretismo?

Será que o vajrayana veio do Bön ou do hinduísmo? Não é bem assim.
Einstein teria dito que o budismo é a religião do futuro. Será mesmo que ele disse isso? E se disse, será que o budismo a que ele tinha acesso podia ser entendido além de um viés colonialista? Além disto, o que ele pensava realmente sobre ciência e religião é compatível mesmo com o budismo? O que o hype com a inteligência artificial tem a ver com tudo isso?tendrel

IA, Einstein e o budismo

Einstein teria dito que o budismo é a religião do futuro. Será mesmo que ele disse isso? E se disse, será que o budismo a que ele tinha acesso podia ser entendido além de um viés colonialista? Além disto, o que ele pensava realmente sobre ciência e religião é compatível mesmo com o budismo? O que o hype com a inteligência artificial tem a ver com tudo isso?
O budismo é uma escolha arbitrária, subjetiva, ou há um critério isento e independente que estabeleça porque o dharma está correto com relação a alguns pontos enquanto outras tradições e ideologias estão erradas?tendrel

Por que o budismo?

O budismo é uma escolha arbitrária, subjetiva, ou há um critério isento e independente que estabeleça porque o dharma está correto com relação a alguns pontos enquanto outras tradições e ideologias estão erradas?
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.tendrel

O voto de bodisatva na tradição da vastidão

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.


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