contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
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Ao estudar a vacuidade, encontramos a ignorância e negamos seu objeto. No entanto, essa negação só existe em termos da ignorância, e assim, ao meditar na natureza da realidade, não é preciso sustentar nenhum tipo de refutação ou elaboração conceitual.tendrel

O farol da não fixação

Ao estudar a vacuidade, encontramos a ignorância e negamos seu objeto. No entanto, essa negação só existe em termos da ignorância, e assim, ao meditar na natureza da realidade, não é preciso sustentar nenhum tipo de refutação ou elaboração conceitual.
Uma contribuição não entendeu o vídeo anterior, e assumiu como minha a posição do oponente, mas exatamente justificando a posição do oponente ao fazer defesa do oposto. Tá melhor explicado no vídeo.tendrel

Ironia na não elaboração

Uma contribuição não entendeu o vídeo anterior, e assumiu como minha a posição do oponente, mas exatamente justificando a posição do oponente ao fazer defesa do oposto. Tá melhor explicado no vídeo.
Será que no budismo tibetano existe meditação silenciosa? De que tipo? Como isso está conectado com nossa discussão do terceiro ponto do Farol da Certeza, sobre não elaboração?tendrel

Zazen no budismo tibetano?

Será que no budismo tibetano existe meditação silenciosa? De que tipo? Como isso está conectado com nossa discussão do terceiro ponto do Farol da Certeza, sobre não elaboração?
Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.tendrel

É bem comum entender errado

Nós e nosso oponente concordamos que é fácil tomar certos ensinamentos e distorcê-los.
É importante determinar o que é prática de meditação que vai levar ao resultado, o estado de Buda, e o que vai produzir apenas mais experiência cíclica. Dentro disso, há aspectos intelectuais e ligados a práticas preliminares.tendrel

Refinando a meditação

É importante determinar o que é prática de meditação que vai levar ao resultado, o estado de Buda, e o que vai produzir apenas mais experiência cíclica. Dentro disso, há aspectos intelectuais e ligados a práticas preliminares.
'dzin stang, em tibetano, é o resultado da meditação analítica, e serve para verificar se a prática de meditação não é equivocada. No entanto, mesmo o estado de reconhecimento direto da vacuidade envolveria algum tipo de fixação? Ou devemos e podemos abandonar toda e qualquer fixação?tendrel

Apreensão modal, o que é, para que serve?

'dzin stang, em tibetano, é o resultado da meditação analítica, e serve para verificar se a prática de meditação não é equivocada. No entanto, mesmo o estado de reconhecimento direto da vacuidade envolveria algum tipo de fixação? Ou devemos e podemos abandonar toda e qualquer fixação?
Há duas formas principais de meditação, a de estabilidade e a de discernimento. Com relação a meditação de discernimento, há três modos progressivos, que são análise, apreensão e não elaboração.tendrel

Análise, apreensão e não elaboração

Há duas formas principais de meditação, a de estabilidade e a de discernimento. Com relação a meditação de discernimento, há três modos progressivos, que são análise, apreensão e não elaboração.
Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.tendrel

A visão além da visão

Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.
Ao se procurar a essência da mente, nada é encontrado. Mas que tipo de conclusão é essa? Como ela ajuda na meditação, se ajuda?tendrel

Não encontrar não tem fim

Ao se procurar a essência da mente, nada é encontrado. Mas que tipo de conclusão é essa? Como ela ajuda na meditação, se ajuda?
Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).tendrel

Usar a mente não é reconhecer a mente

Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).


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