contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.Papo de Homem

Glamourização do hedonismo

O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.
Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.tendrel

A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim

Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.
Em nossa cultura cada vez mais secular, o suicídio é progressivamente menos julgado como uma questão moral, de ação e deliberação: torna-se o mero produto de uma doença. Isso com certeza tem o lado positivo de poder ajudar a família a encontrar algum tipo de consolo, já que, ao menos em grande parte, as questões de saúde estão fora de seu controle. Mas, por outro lado, não lida com os fortes impactos culturais desta ação.Papo de Homem

Suicídio: sem justificativa

Em nossa cultura cada vez mais secular, o suicídio é progressivamente menos julgado como uma questão moral, de ação e deliberação: torna-se o mero produto de uma doença. Isso com certeza tem o lado positivo de poder ajudar a família a encontrar algum tipo de consolo, já que, ao menos em grande parte, as questões de saúde estão fora de seu controle. Mas, por outro lado, não lida com os fortes impactos culturais desta ação.
Por que a ação de matar, por exemplo, produz não só o hábito de matar, mas também diminuição de longevidade, morte extemporânea e maior chance de morte violenta para o agente?tendrel

Carma de acordo com o resultado

Por que a ação de matar, por exemplo, produz não só o hábito de matar, mas também diminuição de longevidade, morte extemporânea e maior chance de morte violenta para o agente?
Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?tendrel

Carma, culpa e purificação

Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?
O que significa trazer benefício aos seres? O que caracteriza uma prática budista é o benefício aos seres? De que tipo?tendrel

Beneficiar os seres

O que significa trazer benefício aos seres? O que caracteriza uma prática budista é o benefício aos seres? De que tipo?
É possível praticar o budismo sem estrutura alguma?tendrel

Budismo sem regras?

É possível praticar o budismo sem estrutura alguma?
O que significa aproveitar a vida e ser bom para o budismo?tendrel

A ética budista

O que significa aproveitar a vida e ser bom para o budismo?
Se por um lado nos horrorizamos perante o aprendizado de uma criança que nasceu depois das redes sociais vai ter que ter com o uso sempre público de sua imagem, com a urgência do desenvolvimento de critérios do que postar ou não – porque fica tudo registrado para sempre, e tudo pode servir para embaraçar, não empregar, julgar de todas as formas enfim – por outro lado isso não recuperaria exatamente um certo tipo de consciência moral pública que perdemos em certa medida com a morte de Deus?Papo de Homem

Deus está vivo nas fibras óticas

Se por um lado nos horrorizamos perante o aprendizado de uma criança que nasceu depois das redes sociais vai ter que ter com o uso sempre público de sua imagem, com a urgência do desenvolvimento de critérios do que postar ou não – porque fica tudo registrado para sempre, e tudo pode servir para embaraçar, não empregar, julgar de todas as formas enfim – por outro lado isso não recuperaria exatamente um certo tipo de consciência moral pública que perdemos em certa medida com a morte de Deus?
A morte da honra e de um lastro mais sólido de valor na comunidade é, assim, por qualquer ângulo, intensamente transformadora, mas sem qualquer determinação no sentido de o quanto isso pode ser bom ou ruim. O desafio atual, ainda assim, segue em linhas semelhantes a nossos problemas ancestrais: como coadunar imagem e essência, indivíduo e coletividade.Papo de Homem

Dissecando a Honra

A morte da honra e de um lastro mais sólido de valor na comunidade é, assim, por qualquer ângulo, intensamente transformadora, mas sem qualquer determinação no sentido de o quanto isso pode ser bom ou ruim. O desafio atual, ainda assim, segue em linhas semelhantes a nossos problemas ancestrais: como coadunar imagem e essência, indivíduo e coletividade.
O que seria ter caráter? Quando se tem caráter é possível perdê-lo? Há situações em que temos caráter e outras em que não? Isso nos torna possuídores de meio caráter ou de nenhum caráter?Papo de Homem

O que é caráter?

O que seria ter caráter? Quando se tem caráter é possível perdê-lo? Há situações em que temos caráter e outras em que não? Isso nos torna possuídores de meio caráter ou de nenhum caráter?


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).