Citações de Shechen Rabjam Rinpoche
Caso você não coloque os ensinamentos em prática, as emoções destrutivas e o autocentramento não diminuirão, e os ensinamentos do darma lhe serão inúteis, não importa quantos você receba.
Ao receber ensinamentos do darma, se prepare para obter o mais possível do que ler ou ouvir. Primeiro gere a motivação correta. A bodicita, a mente da iluminação, é necessária para receber estes ensinamentos e para os colocar em prática. A bodicita é a motivação preciosa de trabalhar para aperfeiçoar a si próprio até a iluminação, de forma a judar a liberar todos os seres sencientes do sofrimento.
Algumas vezes é possivel que você duvide que todos os seres sencientes tenham natureza de buda. Pode ser que você ache difícil imaginar que este potencial para compaixão exista em todos, quando a violência, o genocídio e "limpeza étnica" ocorrem no mundo todo. Pode ser até que você comece a acreditar que a natureza humana é basicamente má. Mas não é o caso. Se, pela introspecção e pela meditação, você olhar bem fundo em sua própria mente, você reconhecerá o aspecto mais fundamental da consciência, a pura cognição. Esta natureza da mente permanece imaculada mesmo que emoções obscurecedoras temporariamente a encubram. (GM)
Dilgo Khyentse Rinpoche sempre costumava enfatizar a importância de unificar a prática com a vida cotidiana. Ele disse, "Não é quando as coisas vão bem que se julga se um praticante é bom. É quando as circunstâncias adversas surgem que se pode ver os pontos fracos na prática." O treinamento da mente deve se tornar uma parte integral de sua experiência diária, uma prática que se aplica não importa quais sejam as circunstâncias. Quando isto ocorre, as circunstâncias difíceis não o vão desencorajar — e nem as condições favoráveis vão o elevar. Sempre verifique se o seu modo de ser e os ensinamentos se tornaram uma coisa só, e se você é capaz de aplicar os ensinamentos a qualquer circunstância. (GM)
GM - The Great Medicine That Conquers Clinging to the Notion of Reality.
Peregrinação no budismo
Quando uma pessoa fala de algo que não vivenciou, no darma se diz que é como uma pessoa com deficiência visual servindo de guia turístico. Esse assunto foi requisitado alguns anos atrás aqui no canal, e no vídeo eu tento não ser um budista de internet e falar só dos livros sobre o assunto.
Kyabje Shechen Rabjam Rinpoche no Brasil
O principal detentor da linhagem de Dilgo Khyentse Rinpoche virá ao Brasil de 28 de julho a 10 de agosto de 2020.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)