contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoCitaçõesCitações de Dilgo Khyentse Rinpoche

Citações de Dilgo Khyentse Rinpoche

Olhe o espelho da mente

Não importa o que esteja fazendo, olhe constantemente para o espelho de sua mente e verifique se sua motivação é autocentrada ou altruísta. Aos poucos você desenvolverá a capacidade de ser o mestre da própria mente em todas as circunstâncias; e ao seguir os passos dos mestres realizados do passado, você atingirá a iluminação nesta mesma vida.

...

Estabilidade pela visualização

No vajrayana do mantra secreto, uma vez que se tenha amadurecido com o abhisheka, é muito importante praticar os estágios do desenvolvimento e da completude. Em particular, é extremamente importante praticar o estágio do desenvolvimento adequadamente, uma vez que é a preparação para o estágio da completude. Caso se consiga concentração adequada da visualização durante o estágio do desenvolvimento, a estabilidade é atingida dentro desse estado. (PA)

...

Quando nosso amigo gosta de distrações, está totalmente imerso em atividades mundanas comuns, e não se preocupa em atingir a liberação – quando se trata de alguém sem interesse ou devoção pelas Três Joias – ele é impróprio para nós. Quanto mais tempo passamos com uma pessoa assim, mais os três venenos se infiltram em nossa mente. Mesmo que inicialmente não concordemos com aquelas ideias e ações, caso passemos muito tempo com pessoas desse tipo, acabaremos influenciados por seus maus hábitos. Nossa vontade de agir positivamente diminui, e assim desperdiçamos a vida. Tais pessoas nos impedem de passar qualquer tempo estudando, refletindo ou meditando – atividades que são as raízes da libertação. E eles nos fazem perder as qualidades que porventura já tenhamos desenvolvido, especialmente compaixão e amor – que são a própria essência dos ensinamentos do Grande Veículo. Um amigo impróprio é como um mau capitão que põe o navio rumo aos rochedos. Tais pessoas são nosso pior inimigo. É nosso dever para com nós mesmos ficar bem longe deles.

Em contraste, permanecer próximo de pessoas que corporificam ou aspiram por gentileza, compaixão e amor nos encoraja a desenvolver estas qualidades tão essenciais para o caminho. Inspirados por seu exemplo, acabamos plenos de amor por todos os seres, e vemos a negatividade inerente ao apego e a raiva. Os amigos espirituais autênticos são aqueles que receberam ensinamentos do mesmo professor de que as recebemos, e que, desapegados de preocupações mundanas, devotam-se a prática em lugares retirados. Na companhia de tais amigos, naturalmente somos influenciado por suas boas qualidades, exatamente como os pássaros que voam ao redor de uma montanha de ouro acabam banhados por seu brilho dourado.

...

Encontrar alguém que realmente machuca você é encontrar um tesouro raro e precioso. Mantenha essa pessoa em alta estima e aproveite ao máximo a oportunidade de erradicar seus defeitos e avançar no caminho. Se você ainda não pode sentir amor e compaixão por aqueles que o tratam mal, é um sinal de que sua mente não foi totalmente transformada e que você precisa continuar trabalhando com uma maior aplicação.

...

Prece para ouvir os ensinamentos

Com o objetivo de levar todos os seres sencientes, que são tão numerosos quanto o espaço é vasto, a um estado búdico perfeito, insuperável e onisciente, desenvolvemos a atitude iluminada suprema (bodicita) e ouvimos o darma, lembrando todos os detalhes.

...

Em resumo, as aflições mentais só têm o poder que você lhes dá. Em vez de se entregar a elas vez após vez, livre-se delas completamente, e então a liberação estará a seu alcance. Para conseguir isso, vai ser necessário suscitar forte determinação. De outra forma, as instruções de seu professores não serão de muita ajuda, e a prática não irá a lugar algum. O professor pode guiar você na direção da iluminação, mas não pode simplesmente atirar você nesse lugar, como se estivesse jogando uma pedra no céu. Ele mostra o caminho, mas é com você seguir por ele. Uma vez que suas emoções são tão poderosas, é necessário confrontá-las com antídotos igualmente poderosos. Para se livrar de uma árvore venenosa, é necessário desenraizá-la. Só podar uns galhos não é suficiente. Da mesma forma, a não ser que você desenraize as emoções, elas apenas crescerão de novo, ainda mais vigorosas do que antes.

...

Todos os seres iluminados já foram um dia pessoas comuns, que então se tornaram budas através do seu próprio empenho. Empenho é a qualidade mais necessária.

Como o Buda disse, “Lhe mostrei o caminho. Depende de você alcançar a liberação”.

O Buda não vai projetar a budeidade em você, como se jogasse uma pedra. Ele não vai lhe purificar, como se lavasse roupa suja, nem vai lhe curar da ignorância, como um médico receitando remédio a um paciente passivo.

Tendo ele mesmo atingido a iluminação, ele mostra o caminho, e depende de você seguir ou não. Depende de você agora praticar esses ensinamentos e experimentar seus resultados.

...

Milarepa disse: “A minha religião é não ter nada do que se arrepender quando morrer”. Mas a maioria das pessoas não dá nenhuma importância a essa maneira de pensar. Fingimos ser muito calmos e controlados, cheios de palavras doces, para que as pessoas comuns — que não conhecem nossos pensamentos — digam: “Esse é um verdadeiro bodisatva”. Mas é apenas o nosso comportamento externo que elas veem.

A coisa importante a fazer é não realizar qualquer coisa que possamos arrepender-nos depois. Portanto, precisamos examinar-nos honestamente.

Infelizmente, o nosso apego ao ego é tão grosseiro que, mesmo se tivermos alguma pequena qualidade, pensamos que somos maravilhosos. Por outro lado, se temos algum grande defeito, nem nos percebemos. Há um ditado que diz: “No pico do orgulho, a água das boas qualidades não permanece”.

Então, devemos ser muito meticulosos. Se, após examinarnos completamente a nós mesmos, pudermos colocar as mãos no coração e honestamente pensar: “As minhas ações estão todas corretas”, então isso é um sinal de que estamos ganhando alguma experiência no treino da mente.

Devemos então ficar contentes que a nossa prática tem ido bem e determinar-nos a fazer ainda melhor no futuro, assim como fizeram os bodisatvas de outros tempos. Com todos os meios devemos gerar antídotos cada vez mais, agindo de modo a estar em paz com nós mesmos. (EC)

...

Quando um arco-íris aparece nitidamente, vemos aquelas belas cores no céu. Mas não é possível vestí-lo, ou adornar o corpo com ele. Ele surge pela conjunção de vários fatores, sem haver nada que lhe diga respeito a que possamos nos agarrar. Da mesma forma, os pensamentos que surgem na mente não têm existência tangível ou solidez intrínseca. Não há razão lógica para que os pensamentos, que não possuem substância, tenham tanto poder sobre nós, e também não há razão alguma pela qual devamos nos tornar seus escravos.

...

O treinamento da mente deve ser feito de forma discreta. Não deve ser feito com exibicionismo, de uma forma que atraia atenção e fomente uma reputação; deve agir como antídoto interior a nosso autocentramento e à nossas emoções negativas. Devemos levar nossas mentes ao amadurecimento sem que ninguém perceba. (EC)

EC - Enlightened Courage
PA - Pure Appearance

Na tradição nyingma, há duas formas principais de transmissão dos ensinamentos, via tesouros revelados e pela linhagem oral. O que é realmente a transmissão por tesouros revelados, e qual a relação dela com a  visão historicista e a linhagem oral?tendrel

Linhagem fresca: tesouros e transmissão histórica

Na tradição nyingma, há duas formas principais de transmissão dos ensinamentos, via tesouros revelados e pela linhagem oral. O que é realmente a transmissão por tesouros revelados, e qual a relação dela com a visão historicista e a linhagem oral?
Excelente líder da linhagem Taklung Kagyu.tzal.org

Citações de Phakchok Rinpoche

Excelente líder da linhagem Taklung Kagyu.
Não importa o que esteja fazendo, olhe constantemente para o espelho de sua mente e verifique se sua motivação é autocentrada ou altruísta. Aos poucos você desenvolverá a capacidade de ser o mestre da própria mente em todas as circunstâncias; e ao seguir os passos dos mestres realizados do passado, você atingirá a iluminação nesta mesma vida. ~ Dilgo Khyentse Rinpochetzal.org

Olhe o espelho da mente

Não importa o que esteja fazendo, olhe constantemente para o espelho de sua mente e verifique se sua motivação é autocentrada ou altruísta. Aos poucos você desenvolverá a capacidade de ser o mestre da própria mente em todas as circunstâncias; e ao seguir os passos dos mestres realizados do passado, você atingirá a iluminação nesta mesma vida. ~ Dilgo Khyentse Rinpoche
Um professor indomitável da tradição da antiga tradução.tzal.org

Citações de Shechen Rabjam Rinpoche

Um professor indomitável da tradição da antiga tradução.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).