contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
O conceito de livre-arbítrio vem de um mundo criado, e assim o conceito de liberdade no budismo é diferente. Como é isso?tendrel

Livre-arbítrio vs autodeterminação

O conceito de livre-arbítrio vem de um mundo criado, e assim o conceito de liberdade no budismo é diferente. Como é isso?
Quanto valem as vidas humanas? Será que o nosso “normal” de antes era normal mesmo? Como será a próxima vez que um desastre  previsível acontecer? E se for muito pior? A ideologia de mercado não está nos levando a um abismo? Não é melhor acordar?tendrel

Acordem da motivação econocentrista!

Quanto valem as vidas humanas? Será que o nosso “normal” de antes era normal mesmo? Como será a próxima vez que um desastre previsível acontecer? E se for muito pior? A ideologia de mercado não está nos levando a um abismo? Não é melhor acordar?
Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.Papo de Homem

Criticar o capitalismo não é coisa de comunista

Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.
Muito se fala de tecnologias disruptivas, particularmente desde os anos 2010. Entre todas elas – até mais do que bioengenharia e nanotecnologia, duas coisas com óbvio potencial de por si só virar tudo de cabeça para baixo – a inteligência artificial é a queridinha do momento. Não que o alarme não tenha soado, com figuras como Stephen Hawking, Dzongsar Khyentse Rinpoche e Elon Musk fazendo advertências bem públicas quanto a seus perigos. No entanto, o grande problema da inteligência artificial já pode ter cerca de 200 anos, e não tem tanto a ver com computadores – como é isso?tzal.org

Robô significa escravo: o humano na senzala algorítmica

Muito se fala de tecnologias disruptivas, particularmente desde os anos 2010. Entre todas elas – até mais do que bioengenharia e nanotecnologia, duas coisas com óbvio potencial de por si só virar tudo de cabeça para baixo – a inteligência artificial é a queridinha do momento. Não que o alarme não tenha soado, com figuras como Stephen Hawking, Dzongsar Khyentse Rinpoche e Elon Musk fazendo advertências bem públicas quanto a seus perigos. No entanto, o grande problema da inteligência artificial já pode ter cerca de 200 anos, e não tem tanto a ver com computadores – como é isso?
Pequena pensata sobre a natureza geral da defesa do capitalismo.tzal.org

Capitalismo é papo de vendedor

Pequena pensata sobre a natureza geral da defesa do capitalismo.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).