A visão além da visão
Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.
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Pelo poder do olho de Thundera!
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A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim
Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.
O carma não é linear
Como os seres nos infernos seriam capazes de ações que os tirariam de lá? Por que algumas vezes pessoas terríveis e que agem tão mal parecem ter vidas tão fáceis e boas por tanto tempo?
Como o Buda chamava a si mesmo?
Quando o Buda se referia a si mesmo perante os outros, ele usava um nome, que significava que ele tinha ido, e paradoxalmente, que também tinha chegado. Para onde ele foi/chegou? Como isso implicava também um total despreendimento e humildade da parte do Buda Shakyamuni?
O voto de bodisatva na tradição da profundidade
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
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