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A mensagem dos tibetanos (parte 2: o tantrismo)

Segunda parte do documentário de 1966 de Arnaud Desjardins, que mostra vários dos principais lamas e grandes figuras do Budismo Tibetano no século passado (Dilgo Khyentse Rinpoche, Sonam Zangpo, XVI Karmapa, e outros). Traduzido por mim em faixa de voz simultânea.

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Doc extraordinário e cheio de armadilhas

A mensagem dos tibetanos, parte 1, o budismo, primeira parte deste vídeo

Alguns preconceitos e ideias errôneas de ‘A mensagem dos tibetanos’, comentário sobre alguns dos problemas com o documentário

O que é tantra?, não é o que você está pensando, vídeo no Canal Tendrel


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No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.tendrel

O voto de bodisatva na tradição da profundidade

No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os 18 votos raiz da primeira, a tradição da profundidade, que também assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
O sentido popular do termo é muito mais raso do que a verdadeira mandala de sentidos que o vajrayana proporciona.tendrel

O que é mandala para o budismo?

O sentido popular do termo é muito mais raso do que a verdadeira mandala de sentidos que o vajrayana proporciona.
Na época de Buda, o materialismo ou niilismo (sinônimos no budismo) é incompatível com a ética. Hoje em dia, o materialismo se sofisticou, e opções éticas parecem disponíveis. Além disso, a ausência de causalidade moral impede a noção de recompensa, e o “niilista ético” agiria mais desinteressadamente do que o budista. Será mesmo?tendrel

Ética niilista ou materialista é realmente possível

Na época de Buda, o materialismo ou niilismo (sinônimos no budismo) é incompatível com a ética. Hoje em dia, o materialismo se sofisticou, e opções éticas parecem disponíveis. Além disso, a ausência de causalidade moral impede a noção de recompensa, e o “niilista ético” agiria mais desinteressadamente do que o budista. Será mesmo?
“Fascinante, erótico, inesquecível”, essa era a frase promocional do filme. Trungpa Rinpoche certamente concorda com ela.tendrel

Luz, câmera, darma: A mulher nas dunas (1964)

“Fascinante, erótico, inesquecível”, essa era a frase promocional do filme. Trungpa Rinpoche certamente concorda com ela.


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