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Usando hábitos contra hábitos
Ao praticar o darma com esforço, geramos hábitos. No entanto, é bem verdade que todos os hábitos são construções que potencialmente aprisionam. Como isso funciona na prática? E por que é necessário praticar com esforço e gerar hábitos positivos?
Clickbait
Para tirar a água do ouvido, coloca mais água
Essa é uma analogia clássica dos ensinamentos profundos do budismo tibetano.
• mp3 do podcast.
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
Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?

Ira compassiva
A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?

Lógica modal e budismo
Uma resposta a seguinte colocação: “O conceito de mundo possível na lógica modal não refere-se a mundo no sentido físico. Dependendo da aplicação, um mundo possível pode ser uma situação, cenário, contexto, sistema, e por aí vai. É um conceito puramente abstrato. A teoria não requer que os mundos possíveis sejam algo criado por uma entidade superior, logo isso não é uma premissa da lógica. Além disso, penso que não tem muito sentido em falar de premissas da lógica, visto que premissas são objetos sujeitos à lógica e não o contrário.”

Como o Buda chamava a si mesmo?
Quando o Buda se referia a si mesmo perante os outros, ele usava um nome, que significava que ele tinha ido, e paradoxalmente, que também tinha chegado. Para onde ele foi/chegou? Como isso implicava também um total despreendimento e humildade da parte do Buda Shakyamuni?
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