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Tempos de degenerescência
O que se quer dizer na tradição budista quando se diz que os tempos atuais são mais difíceis? Será que o Steve Pinker está errado?
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Perder a fé no darma
Os textos dizem que o mero entendimento intelectual é como um remendo, pode cair a qualquer momento. Muitas vezes o nosso mérito não é suficiente para lidar com os obstáculos intelectuais, emocionais e externos que surgem, e abrimos mão do único refúgio. Como é isso?

Volição, negligência e carma
O Buda disse que carma é ação volitiva. Porém, volição para o budismo inclui qualquer ação cometida com uma aflição mental em mente. Portanto ignorância, não se importar com os outros e desprezo são elementos ativos, pelos quais somos responsáveis.

Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
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