Papo de Homem
Deep web, darknet, Tor: o lado escuro da internet
O que são criptoanarquia, deep web, jardins murados, darknet, Tor? Como funciona a anonimidade na rede, e que finalidades legítimas e criminosas ela pode servir?
Papo de Homem
Breaking Bad na semântica
Um amigo perguntou como traduziria o título da série “Breaking Bad”.
Papo de Homem
Breve ruminação hiperbólica de alguns clichês teleológicos
Tudo tem um plano? As coisas acontecem por que precisam acontecer? Nada é por acaso? E se o sentido da vida for mesmo 42? Você não tinha nenhuma chance senão ler esse texto.
Papo de Homem
Direta já: e se realmente colocássemos a mão na política?
O que é exatamente a Democracia Direta Eletrônica? Quais as vantagens e desvantagens de eliminar, em parte ou totalmente, o sistema de representação política?
Papo de Homem
Capitalismo: vamos então gameficar pra valer?
Qual poderia ser uma crítica produtiva com relação ao capitalismo? Até onde vai e até onde pode ir a abstração do “livre mercado”? Nos jogos de computador, há um esforço consciente para manter a jogabilidade e se adaptar a capacidade do jogador, não seria essa a função última da regulação?
Papo de Homem
Ironia rasteira e ironia trágica
Quando cursei filosofia, meu interesse se voltou para os comentários de Kierkegaard sobre a ironia Socrática. O que me interessava na ideia de uma ação filosófica como primeiramente irônica vinha de uma experiência pessoal, em vários âmbitos, onde eu frequentemente percebia uma assimetria abismal entre duas pessoas tentando se comunicar.
Papo de Homem
Deus está vivo nas fibras óticas
Se por um lado nos horrorizamos perante o aprendizado de uma criança que nasceu depois das redes sociais vai ter que ter com o uso sempre público de sua imagem, com a urgência do desenvolvimento de critérios do que postar ou não – porque fica tudo registrado para sempre, e tudo pode servir para embaraçar, não empregar, julgar de todas as formas enfim – por outro lado isso não recuperaria exatamente um certo tipo de consciência moral pública que perdemos em certa medida com a morte de Deus?
Papo de Homem
De Paulo Coelho a James Joyce: resumindo as coisas a um twit
Paulo Coelho diz que daria para resumir Ulisses, de James Joyce, a um twit... Dá para dizer mais que um twit disso?
Papo de Homem
Bom gosto, o que é e por que desenvolver
Depois de escrever sobre economia da atenção e algumas questões pontuais de estética (ironia, elitismo, epifanias, a cultura da autoajuda) neste texto as duas áreas são combinadas.
Papo de Homem
Desigualdade, Mané
Tem gente que ainda acha que o aumento crescente da desigualdade não é um problema a ser solucionado. Gente que é Mané, claro.
Papo de Homem
Meu apartamento tem senzala
Você já parou para refletir sobre o que é uma “dependência de empregada”? Em certo sentido, talvez seja um exagero comparar um assalariado que mora no local de trabalho por conveniência a um regime de escravidão. Por outro lado, talvez a comparação seja interessante.
Papo de Homem
Intempéries Portoalegrenses
Minha relação com tempestade ocorrida em Porto Alegre em janeiro de 2016.
Papo de Homem
Outsiders: aberrações gentis, 3 filmes
O Homem Elefante, Marcas do Destino e Freaks de Tod Browning analisados sob a perspectiva da tensão entre o pertencimento e a personalidade outsider.
Papo de Homem
Criticar o capitalismo não é coisa de comunista
Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.
Papo de Homem
Easy Rider: o espírito independente do transcendentalismo
Como a independência do transcendentalismo foi cooptada como produto e vendida como parte do american way of life.
Papo de Homem
Nacionalismo e patriotismo não fazem mais sentido
Depois da Segunda Grande Guerra o declínio dos ideais patrióticos é claro, porque isso ocorre e quais as consequências disso?
Papo de Homem
Philip K. Dick e a paranoia gnóstica
K. Dick não só descreve e critica o mundo enganoso da supercorporação, ele é também produto do wasteland infinito da América suburbana dos shopping centers de brilho gasto, pedindo reforma, que hoje são simplesmente nossa cultura globalizada por todo lado.
Papo de Homem
A comoditização do tempo
“Tempo é dinheiro” não é uma afirmação, é um conjuro do capitalismo.
Papo de Homem
Criptografia, criptoanarquia e o problema de um milhão de dólares
O que é mais fácil: resolver um problema de matemática ou verificar a resposta ao mesmo problema feito por outra pessoa? Uma resposta para esta questão – acompanhada de uma demonstração e valendo para todos os problemas “fáceis” – vale um milhão de dólares e pode ter impactos vastos sobre a cultura.
Papo de Homem
Cozinhar em casa é um ato político
Pilotar o fogão é assumir responsabilidade pelo que se come, e tentar se envolver com uma cadeia produtiva cada vez mais anônima.
Papo de Homem
Internet capada: a escassez artificial das teles
Quais as motivações mais profundas da problemática de inserir a questão da franquia de dados nos planos de internet no Brasil?
Papo de Homem
22 artigos que podem incrementar sua inteligência
Um valor ambíguo, que talvez possa ser incrementado. E que mesmo assim não é livre de problemas.
Papo de Homem
Isaac Asimov, pai dos nerds
Em 1985, quando ganhei alguns trocados de minha vó, fui até a hoje extinta labiríntica, enorme e respeitável Livraria do Globo, na Rua da Praia, num prédio onde também ficava a Editora Globo, fundada por Érico Veríssimo, disposto a comprar um livro.
Papo de Homem
A propaganda da liberdade
Incontinência/acrasia e a questão da ênfase de nossa sociedade na suposta “liberdade” individual.
Papo de Homem
5 filmes sobre Jesus Cristo
Embora tenha cursado o ensino fundamental numa tradicional escola católica de Porto Alegre, nunca cheguei a me considerar cristão. Aqui comento 5 filmes sobre Jesus dessa perspectiva inusitada.
Papo de Homem
Viciados em epifanias
Mais uma descoberta interior, uma revelação inusitada sobre nossa condição, uma comparação espertinha entre âmbitos tremendamente diversos que pareça iluminar nosso cotidiano de sentido profundo? Ou apenas mais um fast food de autoajuda hipster?
Papo de Homem
Apocalipse agora: como a religião influencia a política
A relação do pensamento apocalíptico com o conservadorismo.
Papo de Homem
Etnocentrismo cavalar: não sabemos nada sobre a Ásia
Pegue um grande erudito ocidental, digamos Umberto Eco, o que ele sabia sobre a Ásia era mais ou menos equivalente ao que você sabe. Talvez ele apenas desconfiasse mais da vastidão da coisa. E sim, isto é um etnocentrismo cavalar.
Papo de Homem
Kurt Vonnegut Jr.: elegia ao humano
E então o sujeito no 138 disse: “Você gosta de Isaac Asimov e Monty Python? Puxa, você não conhece Kurt Vonnegut Jr.? Você vai adorar, ele tem um humor seco, e uma imaginação fantástica. Mas procure ler em inglês, porque o humor dele não passa bem na tradução.”
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)