Papo de Homem
Como aprendi inglês
Reminiscências sobre meu aprendizado da língua durante as décadas de 80 e 90, quando o material em inglês não era tão facilmente acessível.
Papo de Homem
Inteligência coletiva como processo emergente
Quando a complexidade de um grupo de entidades aumenta, as relações sinergéticas podem vir a produzir o que se define como “emergência”. Esta é uma propriedade do grupo que não pertence e não pode ser encontrada em nenhuma das partes.
Papo de Homem
Mais sobre teleologia: o gênio/demônio
A faísca que arde em cada um em inúmeras metáforas ao longo da história, evocando o fantasma na máquina e outras pirações dualistas, é a ideia de que haja um substrato transcendente operando simultaneamente com o autômato pavloviano-genético que conhecemos cotidianamente.
Papo de Homem
A comunicação perfeita é possivel?
O problema da comunicação é a semântica, e a semântica diz respeito ao problema difícil da consciência.
Papo de Homem
Cópia de arquivos na internet: um raciocínio em 7 pontos curtos
Sendo impossível impedir a cópia de material que não se quer ver copiado, esqueça imperativos supostamente éticos por um momento: foquemos na economia – o trabalho intelectual tem agora menos valor econômico. Isso é “bom”? Depende.
Papo de Homem
Nacionalismo e patriotismo não fazem mais sentido
Depois da Segunda Grande Guerra o declínio dos ideais patrióticos é claro, porque isso ocorre e quais as consequências disso?
Papo de Homem
Dissecando a Honra
A morte da honra e de um lastro mais sólido de valor na comunidade é, assim, por qualquer ângulo, intensamente transformadora, mas sem qualquer determinação no sentido de o quanto isso pode ser bom ou ruim. O desafio atual, ainda assim, segue em linhas semelhantes a nossos problemas ancestrais: como coadunar imagem e essência, indivíduo e coletividade.
Papo de Homem
O erro como possibilidade
Uma bobagem de autoajuda que escrevi quando estava passando meio mal e já tinha postergado o prazo de entrega vários dias.
Papo de Homem
Criticar o capitalismo não é coisa de comunista
Por que criticar o capitalismo vai além de querer substituí-lo pelas experiências fracassadas de socialismo/comunismo no séc. XX.
Papo de Homem
Imperfeição como adorno da perfeição
Reflexão sobre cultura da obsolescência, wabi-sabi, e as dimensões éticas e estéticas da imperfeição como um valor ético/estético.
Papo de Homem
Easy Rider: o espírito independente do transcendentalismo
Como a independência do transcendentalismo foi cooptada como produto e vendida como parte do american way of life.
Papo de Homem
Pega aí, pós-modernidade do relativismo linguístico
Whorfismo? Relatividade linguística? Será que quem fala chinês pensa estruturalmente diferente de quem fala espanhol? A língua que falamos altera a estrutura de nosso pensamento? Os altos e baixos da teoria da relatividade linguística, entrando em algumas conexões inusitadas com filosofia e literatura. (Esses seriam temas que eu poderia explorar se não ficasse doidinhando no Joyce e no Wittgenstein, de novo.)
Papo de Homem
Como e por que escrevo
Os labirintos bizantinos de sentido e expressão sucessivamente passando da reificação para a fluidez da dúvida, e de volta para algum nível de reificação rearranjados. Há uma estética na composição textual de qualidade que é matemática e poética simultaneamente.
Papo de Homem
A inútil luta com os galhos: o governo como boneco de Judas
Esse fato muito real escapa à maioria das pessoas que falam sobre o assunto: espera-se idoneidade moral de um político, mas não se desafia a ideia de que essa idoneidade não é possível com os grupos de interesse econômicos ativos neste momento no mundo – afinal, políticos isentos não recebem os apoios imprescindíveis para se eleger e “operar” o jogo político.
Papo de Homem
Glamourização do hedonismo
O “paradoxo do hedonismo” é descrito como o fato de que a busca pelo prazer, não é em si, fonte de prazer. A sociedade moderna com sua propaganda incessante tornam o consumo um ciclo vicioso, e um exemplo disso, com o consumo mais conspícuo de todos, é O Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey.
Papo de Homem
8 séries da comédia na TV britânica
Resenha de alguns sitcoms e programas de quadros humorísticos ingleses.
Papo de Homem
Como baixar torrent, passo a passo
Algumas vezes encontramos pessoas que ainda não sabem fazer download por torrent, e que acham mais fácil preencher um formulário, com informações de cartão de crédito, do que seguir os quatro simples passos necessários para fazer um download por p2p.
Papo de Homem
Big Data: a análise monstra de um oceano de dados
Mas qual seria a diferença entre a big data e os processos de análise usuais, senão maior quantidade e talvez velocidade? Não será esse termo apenas mais uma buzzword do mundo da tecnologia que se mostra vacuosa após um período intenso de uso?
Papo de Homem
Viciados em epifanias
Mais uma descoberta interior, uma revelação inusitada sobre nossa condição, uma comparação espertinha entre âmbitos tremendamente diversos que pareça iluminar nosso cotidiano de sentido profundo? Ou apenas mais um fast food de autoajuda hipster?
Papo de Homem
Internet capada: a escassez artificial das teles
Quais as motivações mais profundas da problemática de inserir a questão da franquia de dados nos planos de internet no Brasil?
Papo de Homem
Outsiders: aberrações gentis, 3 filmes
O Homem Elefante, Marcas do Destino e Freaks de Tod Browning analisados sob a perspectiva da tensão entre o pertencimento e a personalidade outsider.
Papo de Homem
Romantismo à moda antiga
O que o romantismo (oitocentista) ainda tem a nos dizer, se é que tem?
Papo de Homem
Bom gosto, o que é e por que desenvolver
Depois de escrever sobre economia da atenção e algumas questões pontuais de estética (ironia, elitismo, epifanias, a cultura da autoajuda) neste texto as duas áreas são combinadas.
Papo de Homem
Etnocentrismo cavalar: não sabemos nada sobre a Ásia
Pegue um grande erudito ocidental, digamos Umberto Eco, o que ele sabia sobre a Ásia era mais ou menos equivalente ao que você sabe. Talvez ele apenas desconfiasse mais da vastidão da coisa. E sim, isto é um etnocentrismo cavalar.
Papo de Homem
A prática do boicote num mundo interligado
Por que hoje faz mais sentindo boicotar as corporações do que votar?
Papo de Homem
11 documentários que você precisa assistir para entender o mundo hoje
Documentários sobre economia, política e ambiente.
Papo de Homem
O que é caráter?
O que seria ter caráter? Quando se tem caráter é possível perdê-lo? Há situações em que temos caráter e outras em que não? Isso nos torna possuídores de meio caráter ou de nenhum caráter?
Papo de Homem
Os gatinhos fofinhos tomaram a cultura de assalto
De parasitas que nos controlam à internet livre, porque os gatos repentinamente ficaram tão mais importantes?
Papo de Homem
O Cubo de Necker no texto: polissemia, linguagem crepuscular e lógica paraconsistente
Vários dos meios hábeis extraordinários que podem ser utilizados na sátira e outras formas textuais holográficas.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)