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Problema do mal no budismo II, a missão
Algumas respostas sobre o video sobre budismo e o problema do mal. E como é isso mesmo da natureza de buda ser expediente? Será mesmo?
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Docetismo, impermanência e natureza de buda
O grande veículo ensina que o Buda não precisava ter morrido, mas que manifestou a impermanência de seu corpo para dar um ensinamento àqueles fixados na perspectiva inferior. O Buda, “Aquele que Despertou” é impermanente? E caso não seja, não estaríamos divinizando a figura de nosso professor, o transformando numa espécie de deus com superpoderes?
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Algumas palavras sobre impermanência e natureza de buda
O grande veículo ensina que o Buda não precisava ter morrido, mas que manifestou a impermanência de seu corpo para dar um ensinamento àqueles fixados na perspectiva inferior. O Buda, “Aquele que Despertou” é impermanente? E caso não seja, não estaríamos divinizando a figura de nosso professor, o transformando numa espécie de deus com superpoderes?
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Revaloração de si mesmo e do mundo pelo Darma do Buda
Os grandes professores budistas escondem suas qualidades, qual o sentido disso? O praticante usa as ferramentas que o Buda deixou para abandonar a alquimia da ignorância, que transforma o que já é ouro em cocô. A principal ferramenta é a natureza de buda, encontrada na aspiração de ser como o Buda, nos ensinamentos e na sangha. Encontrar um professor autêntico é a pedra filosofal que nos permite ver a natureza vajra, livre de máculas, a fonte de toda a atividade em benefício próprio e de outros.
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Algumas respostas ao vídeo sobre vacuidade
Três intervenções ao vídeo “Vacuidade em poucas palavras”, com resposta.
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Duas realidades e natureza de buda
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
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“Você já é um buda!”
É bem verdade que o sentido definitivo das coisas é que não há nada a melhorar. No entanto, se isso é usado como desculpa no âmbito relativo, apenas produz infernos.
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Emanações que não se autorreconhecem
A Natureza de Buda tem um sentido expediente e um definitivo. No sistema não causal do mahayana, o sentido definitivo de Natureza de Buda é que ela é completa desde o princípio e não pode ser melhorada ou piorada por causas e circunstâncias. Ainda assim, devido a máculas adventícias, não a reconhecemos assim.
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Iluminação segundo visão, cultivo e fruição
Há três modos de encarar a iluminação. Como resultado, como caminho e como base.
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