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Medo de morrer

Por que o renascimento não nos deixa com menos medo de morrer no budismo?



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O que se quer dizer com a superação do apego a características?tendrel

“Ausência de sinais”

O que se quer dizer com a superação do apego a características?
Primeiro experimentamos de tudo sem discriminação, como uma abelha que colhe o nectar de muitas flores diversas; então nos focamos tal como um laser intenso, de forma a revelar qualidades e expor nossa verdadeira natureza de duplo benefício duplo, para nós e para os outros, temporário e definitivo; enfim, tal como um filatelista que coleciona os selos mais raros e sabe conseguir o melhor preço por eles, conseguimos nos deleitar com a diversidade de tradições do budismo sem produzir confusão ou difusão.tendrel

Aproximação ao budismo em três etapas

Primeiro experimentamos de tudo sem discriminação, como uma abelha que colhe o nectar de muitas flores diversas; então nos focamos tal como um laser intenso, de forma a revelar qualidades e expor nossa verdadeira natureza de duplo benefício duplo, para nós e para os outros, temporário e definitivo; enfim, tal como um filatelista que coleciona os selos mais raros e sabe conseguir o melhor preço por eles, conseguimos nos deleitar com a diversidade de tradições do budismo sem produzir confusão ou difusão.
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.tendrel

O budismo é o que eu acho?

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
Na época de Buda, o materialismo ou niilismo (sinônimos no budismo) é incompatível com a ética. Hoje em dia, o materialismo se sofisticou, e opções éticas parecem disponíveis. Além disso, a ausência de causalidade moral impede a noção de recompensa, e o “niilista ético” agiria mais desinteressadamente do que o budista. Será mesmo?tendrel

Ética niilista ou materialista é realmente possível

Na época de Buda, o materialismo ou niilismo (sinônimos no budismo) é incompatível com a ética. Hoje em dia, o materialismo se sofisticou, e opções éticas parecem disponíveis. Além disso, a ausência de causalidade moral impede a noção de recompensa, e o “niilista ético” agiria mais desinteressadamente do que o budista. Será mesmo?


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