contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoArtigosJack Kerouac e o Budismo

Jack Kerouac e o Budismo


“Já leu o livro Os Vagabundos do Dharma The Dharma Bums' de Jack Kerouac? Qual a ligação deste livro com o darma?”

Basicamente Kerouac se interessou pelo budismo por um período nos anos 50, até uns 5 anos antes de sua morte, no fim dos anos 60. O conhecimento de budismo dele era superficial, e um tanto distorcido.

Esse livro é da primeira fase de deslumbre dele em contato com alguns textos budistas — ele não chegou a conhecer um professor ou ouvir uma palestra (exceto de D. T. Suzuki, que não é um professor budista reconhecido, e tem problemas graves), ou sequer fazer prática em grupo.

Allen Ginsberg, no entanto, lá pelos anos 70 finalmente veio a consolidar o entendimento do budismo e seguir um professor, se tornando alguém que tinha uma noção leiga, mas válida, do budismo, e um praticante.

Eu não tomaria Dharma Bums como indicador de qualquer coisa sobre o dharma, apenas um indicador do interesse de Kerouac e outros beats no assunto. Um dos personagens no livro é inspirado em Gary Snyder, que viveu um tempo no Japão e também é (está vivo) hoje um bom praticante e conhecedor (embora nos anos 50, seja difícil precisar exatamente o quanto ele já entendia, e ele foi sem dúvida caricaturado no livro de Kerouac.)

• Leia tembém 3a. onda: A distorção dos descolados.

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.tendrel

O budismo é o que eu acho?

Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
Cada vez mais encontramos pessoas que se consideram praticantes mas nem cogitaram ainda ter um altar em casa. Como corrigir isso?tzal.org

A prática do altar

Cada vez mais encontramos pessoas que se consideram praticantes mas nem cogitaram ainda ter um altar em casa. Como corrigir isso?
Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?tzal.org

O uso do termo “oriental”: o politicamente correto e o budismo

Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?
Como integrar o darma no cotidiano, enquanto se ganha dinheiro e segue uma carreira?tendrel

Budismo e trabalho

Como integrar o darma no cotidiano, enquanto se ganha dinheiro e segue uma carreira?


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).