Jack Kerouac e o Budismo
“Já leu o livro Os Vagabundos do Dharma The Dharma Bums' de Jack Kerouac? Qual a ligação deste livro com o darma?”
Basicamente Kerouac se interessou pelo budismo por um período nos anos 50, até uns 5 anos antes de sua morte, no fim dos anos 60. O conhecimento de budismo dele era superficial, e um tanto distorcido.
Esse livro é da primeira fase de deslumbre dele em contato com alguns textos budistas — ele não chegou a conhecer um professor ou ouvir uma palestra (exceto de D. T. Suzuki, que não é um professor budista reconhecido, e tem problemas graves), ou sequer fazer prática em grupo.
Allen Ginsberg, no entanto, lá pelos anos 70 finalmente veio a consolidar o entendimento do budismo e seguir um professor, se tornando alguém que tinha uma noção leiga, mas válida, do budismo, e um praticante.
Eu não tomaria Dharma Bums como indicador de qualquer coisa sobre o dharma, apenas um indicador do interesse de Kerouac e outros beats no assunto. Um dos personagens no livro é inspirado em Gary Snyder, que viveu um tempo no Japão e também é (está vivo) hoje um bom praticante e conhecedor (embora nos anos 50, seja difícil precisar exatamente o quanto ele já entendia, e ele foi sem dúvida caricaturado no livro de Kerouac.)
• Leia tembém 3a. onda: A distorção dos descolados.
O budismo é o que eu acho?
Muita gente acha que pode fazer um caminho budista customizado para si, de acordo com suas necessidades. No entanto, o próprio Buda não ensinou assim.
A prática do altar
Cada vez mais encontramos pessoas que se consideram praticantes mas nem cogitaram ainda ter um altar em casa. Como corrigir isso?
O uso do termo “oriental”: o politicamente correto e o budismo
Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?
Budismo e trabalho
Como integrar o darma no cotidiano, enquanto se ganha dinheiro e segue uma carreira?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)