IA, Einstein e o budismo
Einstein teria dito que o budismo é a religião do futuro. Será mesmo que ele disse isso? E se disse, será que o budismo a que ele tinha acesso podia ser entendido além de um viés colonialista? Além disto, o que ele pensava realmente sobre ciência e religião é compatível mesmo com o budismo? O que o hype com a inteligência artificial tem a ver com tudo isso?
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OM ESPINOZA E=MC² SCHOPENHAUER SVAHA
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◦ Budismo e mistificação quântica, texto de Padma Dorje em tzal.org
◦ As premissas injustificadas da ciência texto em tzal.org
◦ A crença infundada em uma realidade externa, artigo de Padma Dorje em tzal.org
◦ Outros conteúdos sobre materialismo em tzal.org
◦ Interpretações da mecânica quântica, artigo da wikipedia em inglês mencionado no texto
◦ O livro de Joseph Weizenbaum, criador do ELIZA, um chatbot primitivo que imitava um terapeuta rogeriano, pode ser encontrado em inglês na amazon.com.br, há também um artigo sobre o livro na wikipedia em inglês.
◦ Dois livros de Donald S. Lopez Jr., que costuma tratar de questões de distorção e colonialismo no budismo, estes sendo em particular sobre as ideias colonialistas em torno de budismo e ciência: Buddhism & Science: A Guide for the Perplexed e The Scientific Buddha: His Short and Happy Life.
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Ira compassiva
A ação compassiva muitas vezes é impactante e nada agradável para o ser beneficiado. Ainda assim, muitas vezes os budistas são acusados de passividade por quem não conhece a tradição. Como é isso?
Como os professores conhecem nossa prática
Certos ensinamentos requerem pré-requisitos, mas como os professores sabem que estamos prontos para receber ensinamentos mais avançados?
Giros, intelecto e meditação
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
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Quando nossa prática é iniciante, buscamos as melhores condições. Na medida em que nossa prática fica mais profunda, buscamos desafios.
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