contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelIA, Einstein e o budismo

IA, Einstein e o budismo

Einstein teria dito que o budismo é a religião do futuro. Será mesmo que ele disse isso? E se disse, será que o budismo a que ele tinha acesso podia ser entendido além de um viés colonialista? Além disto, o que ele pensava realmente sobre ciência e religião é compatível mesmo com o budismo? O que o hype com a inteligência artificial tem a ver com tudo isso?


Clickbait
OM ESPINOZA E=MC² SCHOPENHAUER SVAHA

mp3 do podcast.

◦ Outros conteúdos sobre budismo e ciência em tzal.org

Budismo e mistificação quântica, texto de Padma Dorje em tzal.org

As premissas injustificadas da ciência texto em tzal.org

A crença infundada em uma realidade externa, artigo de Padma Dorje em tzal.org

Outros conteúdos sobre materialismo em tzal.org

Interpretações da mecânica quântica, artigo da wikipedia em inglês mencionado no texto

◦ O livro de Joseph Weizenbaum, criador do ELIZA, um chatbot primitivo que imitava um terapeuta rogeriano, pode ser encontrado em inglês na amazon.com.br, há também um artigo sobre o livro na wikipedia em inglês.

◦ Dois livros de Donald S. Lopez Jr., que costuma tratar de questões de distorção e colonialismo no budismo, estes sendo em particular sobre as ideias colonialistas em torno de budismo e ciência: Buddhism & Science: A Guide for the Perplexed e The Scientific Buddha: His Short and Happy Life.

esfera/sphere



clique no botão do YouTube
Por favor, ajudem o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando

◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp

◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.


Contribuições e perguntas podem ser feitas pelo email
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.



A especulação vã é uma perda de tempo, e como tal, uma força negativa. Entre as especulações vãs está a filosofia, que em uma de suas definições é de tendrel

Flecha no olho

A especulação vã é uma perda de tempo, e como tal, uma força negativa. Entre as especulações vãs está a filosofia, que em uma de suas definições é de "rainha do conhecimento", um conhecimento que não serve a nenhum outro, apenas a si mesmo.
Documentário de 1966 de Arnaud Desjardins, que mostra vários dos principais lamas e grandes figuras do Budismo Tibetano no século passado (Dalai Lama com 30 anos de idade, Dudjom Rinpoche, XVI Karmapa, Sakya Trizin bem jovem, Chatral Rinpoche, Kangyur Rinpoche e outros). Traduzido por mim em faixa de voz simultânea.tendrel

A mensagem dos tibetanos (parte 1: o budismo)

Documentário de 1966 de Arnaud Desjardins, que mostra vários dos principais lamas e grandes figuras do Budismo Tibetano no século passado (Dalai Lama com 30 anos de idade, Dudjom Rinpoche, XVI Karmapa, Sakya Trizin bem jovem, Chatral Rinpoche, Kangyur Rinpoche e outros). Traduzido por mim em faixa de voz simultânea.
Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.tendrel

O que é “transcendental” para o budismo?

Uma tradução comum para “prajnaparamita” é “conhecimento transcendental”. Embora, estritamente falando, isto esteja tecnicamente correto, nas acepções populares de cada um dos termos, fica soando algo que não é bem correto. Um sobrevoo sobre a etimologia e entendimento do termo “paramita”.
O que é apego no budismo? Aplicativos como o Tinder, e relacionamentos de forma geral, apenas tendem a amplificar as aflições mentais? Como se coaduna a prática de visão pura com a vida sexual dos praticantes?tendrel

Livre de apego no Tinder

O que é apego no budismo? Aplicativos como o Tinder, e relacionamentos de forma geral, apenas tendem a amplificar as aflições mentais? Como se coaduna a prática de visão pura com a vida sexual dos praticantes?


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).