contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomePessoalHardware que recomendo

Hardware que recomendo

Vou tentar manter essa lista relativamente atualizada. É claro que esses links servem para eu receber alguma comissão da Amazon, mas, por outro lado, é um serviço de utilidade pública mesmo, porque muita gente me pergunta o que comprar e o que eu mesmo uso.

Notebook que recomendo atualmente

Esse Acer Aspire 5 vem com 512gb de SSD, mas tem vídeo dedicado. Considerando custo-benefício, é o computador que eu mesmo uso e que recomendei para várias pessoas. Ele se beneficia de um upgrade de SDD para um ainda maior 2tb, e ele vem com um hd de 1tb, mas aceita um HD tradicional de 2tb. Além disso, você pode espetar mais 16gb de RAM nele, ficando com um total de 20gb. Se você voltasse no tempo para os anos 1990 e me dissesse que por menos de 8 mil reais eu teria 20gb de RAM e 4tb de armazenamento num computador portátil com boa duração de bateria, eu riria da sua cara. Claro, você não precisa fazer upgrades tão generosos e logo de cara. Apenas atente que a memória dele é DDR4, até onde percebi (qualquer velocidade serve, compre a mais barata) e ele aceita qualquer HD SATA de 2.5" e 9mm de espessura, bem como qualquer SSD M.2, e dê preferência um NAND, PCIe 3.0 em 4x de velocidade. Para instalar, procure os vídeos da Acer no Youtube ou chame um técnico. Fiz os upgrades em menos de 15 minutos (o SSD requer uma reinstalação do Windows).

E você não vai ser uma dessas pessoas de costumes bárbaros, que, em casa, senta numa mesa na frente de um notebook, não é mesmo? Você vai usar um monitor externo de qualidade (IPS e UHD), e de tamanho bem maior! Você pode achar que esse equipamento é caro, mas monitores realmente bons custam muito mais do que isso, e esse é suficientemente bom, e bem melhor do que a tela que vem no notebook.1Talvez você pense que então valha mais comprar um desktop ou um NUC/Mini PC, um computador pequeno sem tela — mas eles são mais caros que um notebook na mesma classe, por algum motivo mercadológico absurdo. Além disso, os notebooks têm a vantagem de ter um nobreak embutido (a bateria deles, que ajuda muito quando falta luz). E talvez também consumam menos que um NUC/Mini PC e certamente menos que um Desktop. Além dessa tela econômica (você acha mais baratas, mas não UHD e IPS, nesse tamanho), eu não sou uma dessas pessoas que gosta de mouse e teclado sem fio. Então eu recomendo esse teclado e esse mouse (adicione esse mousepad e não vai se arrepender) — sim, são muito baratos, mas são produtos excelentes, que você vai usar por anos — valem muito a pena.

HD externo de 4tb, melhor valor por gb. Embora, se você quer segurança, é melhor comprar dois de 2tb e fazer cópias redundantes.

• Se você usa dois computadores e quer compartilhar monitor, teclado e mouse entre eles, nada melhor que o KVM hdmi 4k da Aimos. Uso há anos e estou muito satisfeito.

• Se você precisa mais portas USB, use esse hub USB 3.0 de qualidade. O preço é salgado, mas vale a pena.

• A impressora que uso é uma Brother a laser, disponível em versões sem wifi (cabo usb) e com wifi — vai da sua disponibilidade de espaço e como você quer dispor seu home office. Nem cogite jato de tinta.

• O número de pessoas que usam o som do computador, mas com baixíssima qualidade, é alto. Vale investir numas boas caixas da Edifier — essas não são nenhuma extravagância de audiófilo, elas realmente valem o valor delas.

• Se você grava som no seu PC, considere uma interface de audio. A melhor relação custo/benefício está com a UMC202HD.

• O microfone com melhor relação custo benefício para ligar nessa interface é o condensador MXL-990.

• Esse teclado para tablet transita entre três conexões blutooth. Repare que ele é com layout em inglês. É um excelente gadget, embora um tanto pesado para transporte.

• Esse teclado controle remoto baratinho é o que uso para controlar o Kodi no meu media center. Sempre tenho um sobressalente, eles duram um ano ou dois.

Raspberry PI 4, com 4gb que você pode, se tiver habilidade técnica, transformar num media center. Ou pode ser seu segundo computador com Linux...


Última alteração da página referente a esta URL em 31/07/24.


1. ^ Talvez você pense que então valha mais comprar um desktop ou um NUC/Mini PC, um computador pequeno sem tela — mas eles são mais caros que um notebook na mesma classe, por algum motivo mercadológico absurdo. Além disso, os notebooks têm a vantagem de ter um nobreak embutido (a bateria deles, que ajuda muito quando falta luz). E talvez também consumam menos que um NUC/Mini PC e certamente menos que um Desktop.

esfera/sphere


Em vez de pegar uma música pronta na biblioteca de música com uso livre, DeSouza resolve começar mais uma música cabeçuda, que são as piores e nunca funcionam bem. Se ele repetisse o mesmo acorde por 12 minutos, ficaria melhor. Mas não, ele quer um tempo quebrado, e uma harmonia ainda não estabelecida, sem qualquer ideia de melodia, para ficar editando por horas e horas e ainda assim ficar bem ruim. Não é a primeira vez. Simplicidade é ouro, aqui só temos cocô. Mais uma pérola do movimento antimúsica.diletante extraordinário

Seis por oito, bateria, baixo e Wurlitzer

Em vez de pegar uma música pronta na biblioteca de música com uso livre, DeSouza resolve começar mais uma música cabeçuda, que são as piores e nunca funcionam bem. Se ele repetisse o mesmo acorde por 12 minutos, ficaria melhor. Mas não, ele quer um tempo quebrado, e uma harmonia ainda não estabelecida, sem qualquer ideia de melodia, para ficar editando por horas e horas e ainda assim ficar bem ruim. Não é a primeira vez. Simplicidade é ouro, aqui só temos cocô. Mais uma pérola do movimento antimúsica.
Caminhando pela Av. Oswaldo Aranha, um homem decide ser o primeiro a chegar e o último a sair da Lancheria do Parque. Partindo dessa experiência, este homem observa o funcionamento e os frequentadores de um dos mais clássicos estabelecimentos de Porto Alegre. Realiza-se, então, uma documental jornada pelo cotidiano de milhares de personagens porto-alegrenses.Vimeo

Osvaldo Aranha, 1086 Um dia na Lancheria do Parque

Caminhando pela Av. Oswaldo Aranha, um homem decide ser o primeiro a chegar e o último a sair da Lancheria do Parque. Partindo dessa experiência, este homem observa o funcionamento e os frequentadores de um dos mais clássicos estabelecimentos de Porto Alegre. Realiza-se, então, uma documental jornada pelo cotidiano de milhares de personagens porto-alegrenses.
Texto escrito para o falecido periodico tzal.org

Uma geração de gatos eunucos e a máfia

Texto escrito para o falecido periodico "Fraude".
Em conversa com alguma pessoa, acabei elencando algumas crenças e sistemões e minha percepção de como seriam ordenados em sentido hierárquico.tzal.org

Lista hierárquica de crenças

Em conversa com alguma pessoa, acabei elencando algumas crenças e sistemões e minha percepção de como seriam ordenados em sentido hierárquico.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).