
Não Causal
O que se quer dizer quando se usa a expressão "não causal"? Mais uma vez, vamos examinar os aspectos relativo e o definitivo.

A plasticidade maravilhosa da união
O definitivo é uma abertura infinitamente flexível, ele abarca completamente todas as perspectivas corretas e errôneas do relativo, e o darma se espelha perfeitamente no mundo através da compaixão dos budas.

Bodisatvas beneficiam mais que budas?
Bodisatvas querem ser budas para melhor beneficiar os seres, mas os budas emanam bodisatvas? Não parece fazer sentido pela confusão entre expediente e definitivo, causal e não causal.

Sem uma não tem a outra
Não existe um relativo enganoso sem um definitivo além da delusão, e vice-versa. O ensinamento do Buda é completamente além dos extremos de fugir das aparências ou reificá-las.

Quem falou em ausência de eu?
Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.

O “gueto” do conhecimento budista
O budismo estabelece três níveis de conhecimento, como é isso?

Problema do mal no budismo II, a missão
Algumas respostas sobre o video sobre budismo e o problema do mal. E como é isso mesmo da natureza de buda ser expediente? Será mesmo?

Não cruzar o semáforo vermelho do definitivo
Por que é equivocado usar a análise apropriada ao definitivo com o convencional? Embora definitivo e relativo nunca estejam separados do ponto de vista definitivo, misturar o relativo com o definitivo enquanto perspectiva cria demônios.

As oito consciências no budismo tibetano
Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?

Se vale tudo, não vale nada
Ao realizar a ausência de eu, já que se realiza a vacuidade de uma coisa, não seria natural simplesmente realizar a vacuidade de todas as outras coisas?

Relativo e definitivo unidos
Do ponto de vista definitivo, não há relativo e definitivo. Do ponto de vista relativo, há relativo e definitivo. Porém, ao falar, sempre assumimos a limitação do relativo.

O eu não tem nenhum tipo de existência
Alguns budistas na internet afirmam que o eu existe de forma relativa. Como escapar dessa ideia absurda?

A expansão luminosa: definitivo e convencional
Respostas a algumas dúvidas sobre os dois âmbitos, relativo e definitivo.

Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)