tendrel
Carma implica fatalismo?
Será que a noção de carma acaba com nossas tentativas de melhorar as situações dos seres? Ou será que a nossa melhor possibilidade de melhorar qualquer coisa não é justamente lidar com as verdadeiras causas da felicidade e de seu oposto?
tendrel
De onde vem a solidez?
Como a mente produz a experiência de obstrução no espaço? Por que a ideologia materialista torna difícil entender o conceito de idealismo?
tendrel
Como mudar hábitos e reduzir o carma
A prática budista é desenhada para transformarmos nossa mente.
tzal.org
Donald Trump e o carma
Será que Donald Trump é o homem mais sortudo que já viveu neste planeta. Dzongsar Khyentse Rinpoche ensina sobre carma, nessa entrevista para a Kuesel Online.
tendrel
Tudo que acontece comigo é devido a carma?
O Buda parece as vezes ter ensinado que nem tudo que acontece conosco é devido a ações passadas. Como isso poderia ser o caso?
tendrel
Purificação de carma
O que é purificação de carma, e qual a importância de aprender essas práticas com um professor qualificado?
tendrel
Carma: se eu não lembro, por que eu vou pagar?
É necessário aceitar as noções de carma para praticar o budismo? Não é injusto eu sofrer por algo que não lembro?
tendrel
Carma, culpa e purificação
Uma das perguntas mais comuns que se houve é sobre a questão da culpa no budismo, e em termos da purificação de carma. Será que sofrer desnecessariamente purifica carma, ou será que é apenas mais carma negativo?
tendrel
O carma não é linear
Como os seres nos infernos seriam capazes de ações que os tirariam de lá? Por que algumas vezes pessoas terríveis e que agem tão mal parecem ter vidas tão fáceis e boas por tanto tempo?
tendrel
Fala inútil
Por que a fala inútil (baratos fáceis, pacto de mediocridade) é uma desvirtude, por que a devemos evitar?
tendrel
Volição, negligência e carma
O Buda disse que carma é ação volitiva. Porém, volição para o budismo inclui qualquer ação cometida com uma aflição mental em mente. Portanto ignorância, não se importar com os outros e desprezo são elementos ativos, pelos quais somos responsáveis.
tendrel
A diferença entre quebrar votos e gerar carma ruim
Prejudicar outros seres nos faz sofrer independentemente de quebramos os compromissos que criamos no caminho budista. Apenas que se fazemos votos, geramos mérito mais facilmente, e ficamos mais atentos para não criar sofrimento.
tendrel
Todo sofrimento tem causa
Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
tzal.org
Conversa sobre saber causas específicas
Perguntas respondidas ao longo de dois emails com um interessado no darma que parece fascinado por obter conhecimentos sobre carmas específicos.
tendrel
Mérito e meritocracia, elitismo no darma
Algumas vezes o conceito de mérito é confundido com ideias ligadas a ideologias políticas. Como superar a armadilha do elitismo, quem é superior para o budismo?
tendrel
O carma é contagioso?
Será mesmo que carma passa de uma pessoa para outra, como se fosse algo como maus fluidos?
tendrel
Definitivo, relativo e interdependência
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.
tendrel
O carma é uma prisão inexorável?
Será que o carma é circular, determinado? Ou será possível transformar a vida, através do entendimento da noção de carma?
tendrel
Carma de acordo com o resultado
Por que a ação de matar, por exemplo, produz não só o hábito de matar, mas também diminuição de longevidade, morte extemporânea e maior chance de morte violenta para o agente?
tendrel
Desperdiçar méritos
Podemos usar tanto o sofrimento quanto a felicidade, indistintamente, para alavancar a prática do darma.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)