contain multitudes • por Padma Dorje • fundado em 2003
contain multitudes
tzal.orgQuem falou em ausência de eu?
Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.Muitas perguntas comuns sobre ausência de eu não levam em consideração contextos básicos.
tzal.orgUm gole do espaço
Não identificar os cinco agregados com a imputação de um eu não é a mesma coisa que reconhecer a vacuidade dos agregados.
tzal.orgOuro fino
Refazemos o caminho de 4.2.2.2.2.4.1.4 com o comentário de Troshul Jamdor, que examina como os diversos veículos (aceitos pelo oponente) justificam a visão do pináculo da nyingma.
tzal.org10 mil éons perdido no nirvana
Para atingir o reconhecimento completo da vacuidade, qual é o caminho mais rápido? O shravakayana, o mahayana ou o vajrayana?
tzal.orgAusência de eu materialista
Algumas pessoas, erroneamente, pensam que o materialismo de Daniel Dennett e outros é compatível com a visão de não eu (e de não dualidade!) do budismo. Não poderiam estar mais errados.
tzal.orgArhats e bodisatvas
Dois tipos de vacuidade e refutação da existência inerente dos agregados, um grosseiro, e um sutil.
tzal.orgIdentidade budista
Mas e se eu criar uma identidade budista, meu “eu budista” não vai me impedir de me iluminar? A preocupação com as rodinhas de treinamento da bicicleta.
tzal.orgEstabelecendo o veículo único
Saber que o eu não se aplica aos agregados não é a mesma coisa que reconhecer a vacuidade dos agregados. Reconhecer a vacuidade dos agregados, porém, implica saber que o eu não pode se aplicar aos agregados.
tzal.orgSe vale tudo, não vale nada
Ao realizar a ausência de eu, já que se realiza a vacuidade de uma coisa, não seria natural simplesmente realizar a vacuidade de todas as outras coisas?
tzal.orgVeículos dos ouvintes e dos solitários
Segundo o mahayana, o Buda ensinou dois veículos inferiores para seres sem a coragem e capacidades necessárias para a prática do mahayana. Como esses seres chegam enfim a iluminação final, se tais veículos não produzem a realização completa?
tzal.orgO conceito de ausência de eu
Por que a escola Caminho do Meio diz que o eu não possui sequer uma existência relativa, mas é uma convencionalidade inválida?
Buda VirtualEternalismo, niilismo e outros extremos
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
tzal.orgRenascimento e não eu
Embora seja contraintuitivo para o pensamento convencional, a explicação budista é a de que o renascimento apenas é possível exatamente porque nunca existiu um “eu”.