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O voto de bodisatva na tradição da vastidão
No budismo tibetano há duas tradições de voto de bodisatva, uma ligada a Manjushri-Nagarjuna e outra ligada a Maitreya-Asanga. Aqui apresento os votos raiz da segunda, a tradição da vastidão. Na tradição nyingma, e possivelmente em outras, se assume que, em termos da visão, o compromisso bodisatva das duas tradições é o mesmo.
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Estabelecendo o veículo único
Saber que o eu não se aplica aos agregados não é a mesma coisa que reconhecer a vacuidade dos agregados. Reconhecer a vacuidade dos agregados, porém, implica saber que o eu não pode se aplicar aos agregados.
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Giros, intelecto e meditação
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
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Asanga e Maitreya
Quem é Asanga, e o que ele recebeu de Maitreya? Qual a relação com o idealismo e a posição dos ensinamentos dentro do budismo tibetano e do extremo oriente?
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Os três giros da roda do darma
O que são os três giros da roda do darma? Qual a relação deles com os veículos? Uma contextualização histórica e filosófica do debate tibetano em torno de qual dos giros, entre o segundo e o terceiro, seriam principalmente fundados em ensinamentos expedientes, e qual deles seria principalmente fundado em ensinamento definitivo.
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A União de Yogachara e Madhyamaka
Mipam Rinpoche ensina que a forma peculiar nyingma é uma união da tradição da vastidão de Asanga com a tradição da profundidade de Nagarjuna, a própria união de luminosidade e vacuidade.
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