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A dicotomia material/espiritual faz sentido no budismo?

A noção de substância, seja ela material ou espiritual, não existe no budismo.

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Quem é que inventou o conceito “Matéria”?

mp3 do podcast.

Além do materialismo (material mesmo) (vídeo e coleção de links sobre o assunto no Canal Tendrel).

O que é “natural” para o budismo? do podcast. (vídeo no Canal Tendrel).

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Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?tendrel

O Buda não é humano

Embora para nós o Buda tenha tido a compaixão de aparecer na forma humana, ele mesmo disse que não era um deus, que não era um demônio, e que não era um ser humano -- mas que apenas era “desperto”. O que isso implica? Será que um Buda está sujeito aos impulsos humanos, que são próprios do processo de adaptação biológica?
Qual o sentido da vida? Por que tudo isso? Para onde vamos? Essas inquietações filosóficas que surgem na infância têm solução no budismo? E a questão do nosso próposito individual, que é algumas vezes chamado de vocação em tradições teístas?tendrel

Sentido, propósito e vocação no budismo

Qual o sentido da vida? Por que tudo isso? Para onde vamos? Essas inquietações filosóficas que surgem na infância têm solução no budismo? E a questão do nosso próposito individual, que é algumas vezes chamado de vocação em tradições teístas?
O sentido próprio de conhecimento no budismo é conhecer a verdadeira natureza de si próprio e das coisas.tendrel

O que é sabedoria para o budismo?

O sentido próprio de conhecimento no budismo é conhecer a verdadeira natureza de si próprio e das coisas.
Vicikitsa (sânscrito) é um termo budista traduzido como tendrel

Dúvida no darma

Vicikitsa (sânscrito) é um termo budista traduzido como "dúvida" ou "indecisão". Ele é um dos cinco obstáculos que impedem a meditação, um dos 6 fatores mentais insalubres no abhidharma mahayana, um dos 14 fatores mentais insalubres e um dos 10 grilhões no abhidharma Theravada


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