23. Chatrapa
O Mendigo Sortudo
O mendigo sortudo
Tudo que o iogue vê é instrução para ele,
e a realização é que ele reconhece tudo como não nascido.
Esse é o guru mais exaltado.
A inocência é o modo para realizar a não dualidade,
Pois nela os efeitos da virtude e desvirtude são um só.
Chatrapa, um mendigo da casta shudra de Sandhonagara, sempre carregava consigo um volume das escrituras quando ia esmolar. Certo dia um iogue sábio achou aquilo interessante e o questionou.
“O que você está fazendo?”
“Esmolando para sobreviver,” respondeu Chatrapa.
“Você não gostaria de ter um caminho para as vidas futuras?”
“Como seria um caminho assim?” O iogue então o iniciou em Hevajra e lhe deu essas instruções:
Confesse todas as suas faltas e desvirtudes, e medite sobre o regozijo dia e noite.
Considere seu próprio corpo atual para entender as ações passadas.
E olhe para sua mente para saber como será seu futuro
Caso você medite assim por um bom tempo continuamente,
surgirão sinais de sucesso,
e você atingirá o estado de buda nessa mesma vida.
Porém Chatrapa não entendeu bem o sentido do verso, e o iogue lhe concedeu uma explicação adicional.
“As ações negativas vêm da ignorância, e delas surgem todo tipo de delusões. Mas caso você mantenha a visão que o mundo das aparências é mahamudra, tudo será purificado, e não haverá mais desvirtude.”
“‘Medite sobre o regozijo dia e noite’ significa que se meditar sobre a compaixão de forma contínua, de forma que o êxtase da natureza intrínseca de toda experiência surga espontaneamente. Se você se desapegar dos desejos iniciados pelas ações passadas, presentes e futuras, suas atividades espontâneas o guiarão para a finalidade última.”
“‘saber como será seu futuro’ significa que toda sua felicidade e sofrimento surgem de sua mente. Isso dependerá totalmente se você ainda está se agarrando ou não às coisas.”
“‘Por um bom tempo continuamente’ significa que você deve cultivar o vigor e examinar a mente sem distração. Se você meditar dessa forma, você se afastará das delusões da mente, e como resultado disso, você atingirá o estado búdico nesta mesma vida.”
Depois de receber essas instruções, Chatrapa meditou em Sandhonagara. Em seis anos ele atingiu o sidi do mahamudra. Famoso em todas as direções como o guru Chatrapa, juntamente com um grupo de quinhentos alunos, ele seguiu para a terra das dakinis.
Traduzido por Padma Dorje em 2022, a partir de Masters of Mahamudra e Legends of the Mahasiddhas: Lives of the Tantric Masters, de Keith Dowman, Buddha's Lions: The Lives of the Eighty-Four Siddhas, de Abhayadatta, traduzido por James B. Robinson e Empowered Masters, de Ulrich Von Schroeder. Por favor envie sugestões e correções para padma.dorje@gmail.com. 02/07/24
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)