contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesBreve Explicação dos Doze Elos por Longchen Rabjam

Breve Explicação dos Doze Elos por Longchen Rabjam


Devido a nosso estado desperto atemporal ter lampejado a partir da "base", mas não ter ainda amadurecido através de perceber-se como de fato é, vagamos pelos três reinos ao longo da cadeia de doze causas interdependentes:

(1) Quando as "aparências da base" surgem da "base", a cognição mental surge do poder do estado desperto atemporal, e como esta (cognição) é acompanhada pelo não reconhecimento de sua própria essência, é não iluminação [ignorância, cegueira, delusão fundamental] (tib. ma rig pa sct. avidya).

(2) Da qual surgem as delusões, e este é o fator de composição [marcas, escaras, cicatrizes] (tib. 'Du Byed , sct. samskara)

(3) Do qual surgem os reconhecimentos dos diversos objetos, e estes são as consciências (tib. rNam Shes , sct. vijnana)

(4) (Das quais surge) a distinção (dos objetos) por designações tais como "este é um objeto" e "esta é uma aparência", e então a consciência valida os objetos nomeados como formas. Trata-se da delusão primária sobre os existentes (samsara), é nome-e-forma (Ming-gZugs, nama-rupa).

(5) Da qual surgem os sentidos e as projeções na direção dos seis objetos, e estas são as seis fontes [os seis órgãos dos sentidos] (sKye mCh'ed Drug, shadayatana).

(6) Dos quais surge a validação dos objetos, e isto é contato (entre objetos, faculdades, e consciências) (Reg Pa, spasha).

(7) Do qual surge experiências de apego, aversão e neutras, e isto é sensação [preferências, tendências] (Tshor Ba, vedana).

(8) Da qual surge impulsos com relação aos objetos, e isto é desejo [sede, ânsia, craving, fissura] (Sred Pa, trishna).

(9) Do qual surgem o apanhador e a posse dos objetos, e isto é apego ["agarramento", grasping] (Len Pa, upadana).

(10) Do qual surge a (formação de) aparências incertas e as experiências de numerosas delusões, e isto é existência [vir-a-ser] (Srid Pa, bhava).

(11) Da qual surge existência no reino do desejo, da forma e da não forma, e isto é nascimento (sKye-Ba, jeti).

(12) Do qual surge velhice e doença até a morte (e isto é velhice e morte) (rGa-Shi, janamarana ).

Através deste processo, vagamos indefinidamente pelo samsara.

Retirado, traduzido e levemente adaptado de "The Practice of Dzogchen", textos de Longchen Rabjam traduzidos, escolhidos e comentados por Tulku Thondup. Parte II, capítulo "Como Samsara e Nirvana se Originaram da 'Base' como 'Aparências da Base' de acordo com os ensinamentos mais internos do Dzogpa Chenpo" ("How Samsara and Nirvana Originated from the 'Basis' as 'the Appearences of the Basis' According to the Innermost Dzogpa Chenpo Teachings". Traduções do texto raiz de Longchen Rabjam no Tshig Don Rin Po Ch'e'i mDzod.

Traduzido em 2002 por Padma Dorje.

Curta biografia de Longchenpa por Tulku Thondup em “Masters of Meditation and Miracles”, traduzida por Padma Dorjetzal.org

A Vida de Longchenpa

Curta biografia de Longchenpa por Tulku Thondup em “Masters of Meditation and Miracles”, traduzida por Padma Dorje
Há duas listas de cinco ítens tradicionais para a análise e reflexão sobre o nascimento humano precioso. Longchenpa adiciona mais duas listas de oito ítens. Quais são esses dezoito ítens a refletir? Por que essa reflexão é importante?tzal.org

Preciosidade no nascimento humano

Há duas listas de cinco ítens tradicionais para a análise e reflexão sobre o nascimento humano precioso. Longchenpa adiciona mais duas listas de oito ítens. Quais são esses dezoito ítens a refletir? Por que essa reflexão é importante?
Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?tzal.org

União na não elaboração

Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?
Prece diária composta por Gyalwa Longchen Rabjam.tzal.org

Aspiração de Longchenpa

Prece diária composta por Gyalwa Longchen Rabjam.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).