contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?tendrel

Vacuidade e didática da vacuidade

De que forma o oponente se diz um proponente de consequencialismo, vacuidade intrínseca e embasado nas escrituras e no raciocínio, e se mostra um proponente do raciocínio autônomo, vacuidade extrínseca e em contradição com as escrituras e o raciocínio?
Encerrando o tópico seis e abrindo o tópico sete. Uma explicação das tabelas do John Pettit e alguns trechos do comentário do Troshul Jamdor.tendrel

Tanto não afirma que não chega nem mesmo a negar

Encerrando o tópico seis e abrindo o tópico sete. Uma explicação das tabelas do John Pettit e alguns trechos do comentário do Troshul Jamdor.
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.tendrel

Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho

O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.
As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?tendrel

Duas realidades e natureza de buda

As duas realidades, a enganosa e a definitiva, podem ser vistas como duas coisas separadas, ou podem ser mescladas de um jeito errado. Como entender a união além dos extremos de separação e união das duas realidades? O que isto implica para o praticante em termos de revelar sua própria natureza de buda?
O que significa entender um pouco a vacuidade, e como realizar a vacuidade é o começo do caminho vajrayana.tendrel

Vacuidade é só o começo

O que significa entender um pouco a vacuidade, e como realizar a vacuidade é o começo do caminho vajrayana.
Através da bênção da luz da sabedoria de Manjushri é que podemos compreender o darma, jamais por mero esforço intelectual.tendrel

Como um insignificante como eu poderia responder tais questões?

Através da bênção da luz da sabedoria de Manjushri é que podemos compreender o darma, jamais por mero esforço intelectual.
A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?tendrel

Quem é dono da vacuidade?

A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?
Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?tendrel

União na não elaboração

Mipam Rinpoche descreve dois tipos de vacuidade extrínseca, uma para cada extremo. Como superar as diferenças e atingir a união na não elaboração?
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.tendrel

Caminho do meio para cabeçudos

Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.
A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.tendrel

O exame da igualdade e da diferença

A ausência de existência própria do pilar, e o pilar não ser vazio de pilar, são a mesma coisa ou são diferentes? Nos dois casos, não dá certo.
Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.tendrel

A grande união

Começamos a entrar na questão das características, ou marcas identitárias -- uma forma mais renitente de essencialismo.
Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?tendrel

As oito consciências no budismo tibetano

Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?
Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?tendrel

Vacuidade e antifilosofia

Qual é mesmo a posição da forma mais sofisticada de filosofia budista, a prasangika madhyamaka, o consequencialismo do caminho do meio. Ela realmente não sustenta uma tese/posição?
Depois de um louvor a Manjushri, a unificação de prasangika e svatantrika, e de yogachara e madhyamaka.tendrel

Os dois olhos de um intelecto bem treinado

Depois de um louvor a Manjushri, a unificação de prasangika e svatantrika, e de yogachara e madhyamaka.
Não entender a vacuidade corretamente significa não produzir renúncia ou realização, bem como não praticar corretamente.tendrel

Reconhecer isso é maravilhoso

Não entender a vacuidade corretamente significa não produzir renúncia ou realização, bem como não praticar corretamente.
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.tendrel

O que é imune à análise

Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.
Os pontos mais disputados da doutrina apontam as dificuldades centrais, e tratar exatamente deles nos ajuda a compreender a essência do darma.tendrel

As polêmicas da vacuidade

Os pontos mais disputados da doutrina apontam as dificuldades centrais, e tratar exatamente deles nos ajuda a compreender a essência do darma.


Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.




Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

◦ PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

◦ Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

◦ Pelo PIX

◦ PayPal

◦ Mercado Pago



Grupo de Whatasapp
(apenas anúncios)


todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante os sites de busca (a sua e a minha).