
Como um insignificante como eu poderia responder tais questões?
Através da bênção da luz da sabedoria de Manjushri é que podemos compreender o darma, jamais por mero esforço intelectual.

Causas, circunstâncias e continuidade
Que influência das ações durante a vida têm no momento da morte, já que esse momento é tão caótico e qualquer coisa pode acontecer? Como algo pode continuar de uma vida para a outra sem um substrato?

Caminho do meio para cabeçudos
Mais sobre svatantrika e prasangika, e o uso do intelecto na prática budista.

O Caminho do Meio
Explicação de Tulku Thondup que culmina no entendimento de como relíquias e tesouros do darma ocorrem de acordo com a interdependência.

A União de Yogachara e Madhyamaka
Mipam Rinpoche ensina que a forma peculiar nyingma é uma união da tradição da vastidão de Asanga com a tradição da profundidade de Nagarjuna, a própria união de luminosidade e vacuidade.

A expansão luminosa: definitivo e convencional
Respostas a algumas dúvidas sobre os dois âmbitos, relativo e definitivo.

Caminho do meio: o grandioso e o menorzinho
O que significa “Grande Caminho do Meio”, e como ele se contrapõe a um “pequeno”? O Grande Caminho do Meio que é objeto de defesa e refutação, não é propriamente o grande. Grande significa, neste contexto, igual a realização da sabedoria que reconhece as coisas como elas realmente são, e que de fato, não é diferente da própria natureza das coisas.

Não perca seu tempo com outras ideias
Em determinado ponto a pessoa precisa parar de ser um diletante interessado em cultura e filosofia e ver se quer mesmo se tornar um praticante com refúgio no darma.

O Buda Existiu?
Há alguma dúvida do príncipe Sidarta Gautama ter caminhado sobre essa terra? Além disso, e mais interessante, qual é a visão budista do conceito de “existência”?

A abordagem que dissipa o samsara
O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.

O sentido do termo “reificar”
Muitas vezes fui questionado sobre o sentido desse termo (que realmente uso bastante). Aqui algumas explicações e definições dele tanto no budismo quanto fora do budismo.

Os dois olhos de um intelecto bem treinado
Depois de um louvor a Manjushri, a unificação de prasangika e svatantrika, e de yogachara e madhyamaka.

O conceito de ausência de eu
Por que a escola Caminho do Meio diz que o eu não possui sequer uma existência relativa, mas é uma convencionalidade inválida?

As oito consciências no budismo tibetano
Uma introdução sobre a posição dos ensinamentos yogachara dentro do budismo tibetano. Qual sua utilidade, o que significa dizer que são expedientes?

Continuidade, não eu, renascimento e madhyamaka
Se, como no meu video sobre se “O Buda Existiu?” foi afirmado, a madhyamaka não afirma nem nega a mente, ela afirma ou nega renascimento ou continuidade?

Eternalismo e niilismo
O jeito correto de estabelecer o que é ou não o darma, ou a verdade sobre a natureza das coisas, é não cair nas visões extremistas. As principais visões extremistas descritas pelo budismo são o eternalismo e o niilismo, e há uma definição precisa sobre elas.

O que é imune à análise
Se pegamos duas visões díspares e apenas tentamos fazer com que uma funcione com a outra, nunca vai funcionar. A união no sentido do caminho do meio, é o fato de que vacuidade e aparência são dois aspectos de uma mesma coisa.

Não perturbar o convencional
Na visão do caminho do meio, tudo aquilo que não atrapalha sua visão budista e não prejudica os seres, estando certo ou errado, não importa tanto.

A via negativa no budismo
De fato há via negativa (um conceito da teologia teísta) no budismo? Acho que cometi um erro com relação à prasangika em outro video...

Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)