Buda Virtual
Budismo e terapia
Qual a relação do budismo com a noção de terapia? Como práticas terapêuticas podem se coadunar com a prática do darma? Qual a diferença entre a motivação correta para buscar o darma e a motivação para buscar ajuda para questões pessoais?
Buda Virtual
Chogyam Trungpa e o budismo da louca sabedoria
Promovendo o lançamento de minha tradução, escrevi uma elegia a Trungpa Rinpoche.
Buda Virtual
Nojo pelo nirvana: o bodisatva e a intenção iluminada
Segundo Shantideva, os bodisatvas precisam sentir ânsia de vômito ao pensar no nirvana. Por que isso?
Buda Virtual
Eternalismo, niilismo e outros extremos
Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.
Buda Virtual
Por que budista não mata barata?
Qualquer ser – até mesmo uma barata – pode ser fonte de infinita alegria e mesmo de grande sabedoria, caso estejamos dispostos a encarar a realidade, abandonemos crenças arraigadas absurdas, e nos acostumemos com a receptividade natural da mente.
Buda Virtual
A beleza da futura Dalai Lama: budismo e feminismo
Embora o budismo tenha ao longo de sua história muitas vezes corroborado visões machistas , há também motivos para regozijar com a presença do feminino na tradição.
Buda Virtual
A abordagem que dissipa o samsara
O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.
Buda Virtual
Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo
Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.
Buda Virtual
Dificuldades na tradução do darma
Um panorama amplo da situação da tradução budista para línguas ocidentais, em particular para o português, com algumas discussões pontuais.
Buda Virtual
Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 2ª onda: a distorção dos românticos
Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo romantismo alemão/inglês, com viés no misticismo e universalismo da Teosofia e no irracionalismo de D.T. Suzuki. Ambas as distorções foram intensificadas pelo trabalho de C. G. Jung.
Buda Virtual
O conceito de mérito no budismo
O termo “mérito” no contexto budista não diz respeito a “meritocracia” e outras noções ideológicas, mas ao que se refere exatamente?
Buda Virtual
Superando as preferências: liberdade perante os automatismos
Entre acharmos que já somos livres e nos acomodarmos, ou encontrarmos o desespero e o autoengano perante os obstáculos internos, o que o budismo fala da escravidão a estruturas mentais?
Buda Virtual
Isto é um sonho: metáfora e realidade no budismo
Uma das ideias centrais do budismo mahayana é que tudo que vivenciamos é como um sonho. Qual a diferença entre dizer que tudo é como um sonho ou que tudo é simplesmente um sonho?
Buda Virtual
Como lidar com a cultura e o entretenimento enquanto budista
O budismo consiste de uma série de treinamentos que visam deixar a mente receptiva para uma análise final da realidade. Como a cultura e o entretenimento podem ajudar ou prejudicar nessa empreitada?
Buda Virtual
“Ninguém Consegue ser Tão Puro” Moralismo, Radicalismo e Atrofia Ética
Com a morte de Deus no séc. XIX, a paulatina ressignificação da ética e do sentido acabou levando, por um lado, ao liberalismo amoral pseudo-darwinista e individualista (“a promoção da competição entre as pessoas deixa a sociedade mais eficiente e justa”), e por outro, a uma tentativa construção de “ética secular”. Isso acabou colocando o ensinamento empírico e ateísta do Buda na posição incomum de única panaceia infalível com relação a esses dois extremos. No entanto, na mentalidade corriqueira, o budista é visto como um perfeccionista moral – de quem tanto se cobra as mais absurdas santidades, quanto de quem, por isso mesmo, se naturalmente desconfia como necessariamente hipócrita. Esses extremos, no entanto, são apenas óbvios frutos do julgamento precipitado de ignaros levianos e crentes do lugar-comum.
Buda Virtual
O que é ser um bom praticante
Essa resposta tem três partes. A primeira coisa a esclarecer é a tradição budista, mas particularmente tibetana, de autorrebaixamento. Então é preciso dizer um pouco sobre proporções e magnitude, e o fato de se estar satisfeito com a própria prática ser visto como um obstáculo. Enfim, é preciso explicitar a diferença, que existe apenas para iniciantes como eu, entre prática formal e prática informal, e talvez tentar dizer o que é efetivamente prática para um iniciante.
Buda Virtual
Budismo sem Sombra
Muitas terapias e formas de ver o mundo parecem ensinar que precisamos reconhecer e fazer amizade com o que seria nosso “lado negativo”, e que isso seria parte da cura e de se tornar uma pessoa “inteira”. Para o budismo, no entanto, toda a negatividade é aparente, e, portanto, inerentemente falsa. Como podemos evitar cair no extremo de acatar o engano, ao mesmo tempo sem desenvolver uma visão “poliana”, que esconde a sujeira para debaixo do tapete?
Buda Virtual
Filosofia da linguagem e vacuidade
O que Buda e Wittgenstein têm em comum? Uma breve comparação da noção de vacuidade como exposta pela prasangika madhyamaka e o segundo Wittgenstein.
Buda Virtual
Continuidade no darma: keep going
O que está por trás da expressão “keep going” que S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche sempre utilizava? Texto escrito para comemoração do aniversário de Chagdud Rinpoche em 2016, 13 anos após seu parinirvana.
Buda Virtual
A Iniciação de Kalachakra
Em 2015 a iniciação de Kalachakra foi oferecida pela segunda vez no Brasil. O que é uma iniciação para o budismo tibetano? O que representa essa iniciação em particular?
Buda Virtual
Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 1ª onda: a distorção dos filósofos
Como os primeiros contatos do budismo com o iluminismo e a filosofia de Schopenhauer deixaram marcas que vivem até hoje na visão popular e acadêmica, e sobretudo na produção textual sobre o assunto em línguas, três ondas de distorção do budismo no ocidenteocidentais.
Buda Virtual
Prática formal e ajudar o mundo, uma falsa dicotomia
Budismo engajado implica que exista budismo não engajado: budismo focado numa prática que não beneficia os outros existe?
Buda Virtual
Simplicidade e budismo
Muitas pessoas têm uma visão estereotipada do budismo, firmada incessantemente pela indústria do entretenimento e publicidade, bem como pelas ondas de distorção de que já tratei em outros textos. Um dos aspectos dessa visão romântica e equivocada dos ensinamentos é a que eles estejam voltados a um tipo específico de simplicidade: um despojamento minimalista que envolveria o ambiente, o corpo e a cabeça. Em outras palavras, ambientes vazios, vidas quietas, poucas ideias. Isso confere?
Buda Virtual
Budismo de museu versus budismo descolado
Adaptar o budismo à modernidade ou preservar os ensinamentos? Uma falsa dicotomia.
Buda Virtual
A noção de materialismo espiritual como desculpa
O ego pode se apropriar até mesmo das ferramentas que mais diretamente surgiram para enfrentá-lo.
Buda Virtual
Três ondas de distorção do budismo no ocidente A 3ª onda: a distorção dos descolados
Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo conexão dos beatniks e hippies com o budismo, bem como os desafios do darma numa cultura de capitalismo global.
Buda Virtual
Budismo, Soro Antifilosofídico
Sobre a relação do budismo com a academia, em particular com a filosofia e a psicologia.
Buda Virtual
Uma breve história do budismo
No Saga Dawa (período onde se comemora o nascimento, iluminação e morte do Buda Sakyamuni) 2015 surgiu o convite de escrever uma história do budismo apertadinha em 3500 caracteres.
Buda Virtual
Tradição
Thinley Norbu Rinpoche é um dos três melhores escritores e poetas budistas com domínio da língua inglesa, Os outros dois são Dzongsar Khyentse Rinpoche e Chogyam Trungpa Rinpoche. Aqui uma tradução do livro “Dança Mágica”.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)