tendrel
Não encontrar não tem fim
Ao se procurar a essência da mente, nada é encontrado. Mas que tipo de conclusão é essa? Como ela ajuda na meditação, se ajuda?
tendrel
Animação: os seis reinos do samsara e os dez estágios da shamatha
Multimedia preparado para o Kalachakra em Graz, na Áustria, em 2004. Mais sobre os seis reinos no livro "As palavras do meu professor perfeito", ed Makara.
tendrel
O budista fanboy da ciência
Será mesmo que o budismo se beneficia do exame científico de elementos tais como a meditação? Qual é o limite do estudo científico do darma?
tendrel
Refinando a meditação
É importante determinar o que é prática de meditação que vai levar ao resultado, o estado de Buda, e o que vai produzir apenas mais experiência cíclica. Dentro disso, há aspectos intelectuais e ligados a práticas preliminares.
tendrel
Usar a mente não é reconhecer a mente
Após avaliar o valor do estudo e da meditação analítica conceitual ou pelo menos aguerrida a uma “posição mental”, começamos a crítica a essa posição. Ironicamente, também recomendo dois trabalhos acadêmicos recentes sobre budismo (nenhum deles diretamente ligado à questão).
tendrel
Repouso vs. discernimento
Muitas das visões que nós mesmos e os outros tem sobre meditação, e particularmente as práticas com aparência ritual, partem de um tipo de “obtusidade douta”.
tzal.org
Recomendações para a prática budista
Alguns pontos a ter em mente se você deseja começar a praticar.
tendrel
A necessidade de entender tudo
A maioria das coisas a gente usa sem entender, mas quando chega na hora da prática, aí parece que se algo não for imediatamente explicado, nada faz sentido. Por que temos esse obstáculo intelectual?
tendrel
Budismo idealista: prós e contras
Não existe propriamente um idealismo budista, mas há sabores idealistas. Como escapar de qualquer compromisso ontológico? Qual é o uso específico das noções idealistas no budismo, e qual sua contraindicação?
tendrel
É melhor meditar com ou sem objeto?
A meditação totalmente livre de estrutura pode parecer melhor, mas ela só é melhor para quem é realizado e não produz uma versão de realização “por decreto”. Para a maioria de nós, meditar com um objeto é melhor.
tendrel
Os três reinos e as experiências de meditação
Certas experiências de meditação conduzem ao samsara.
tendrel
Olhos imóveis, para quê?
Ficamos imóveis durante a meditação -- inclusive os olhos --, mas por que isso?
tendrel
Sobre a minha prática
O que, mais ou menos, eu costumo fazer diariamente, em termos de prática formal, e também algumas práticas que faço ocasionalmente.
tendrel
O que é um retiro
A prática formal intensa é um momento de descobrir e integrar o darma. Efetivamente, como é isso? Quais são as variedades de retiro que existem?
tendrel
Giros, intelecto e meditação
Se o terceiro giro depende do segundo para não ser distorcido, e para ser propriamente entendido intelectualmente, então que sentido há em dizer que o terceiro giro seja superior em qualquer aspecto? A questão é que explicações, provas e entendimentos intelectuais são aspectos inferiores, e dizem respeito a uma etapa apenas inicial no treinamento budista.
tendrel
Nada apreender certo e errado
Dois tipos de não fixação a sinais, marcas, características ou modos. Como se distingue a meditação além dos extremos da meditação de simples ausência mental?
tendrel
A visão além da visão
Como unir estudo (ler, ouvir, perguntar, contemplar, chegar a conclusões, atá apreensão modal na meditação) e meditação não conceitual? A união de shamata e vipassana, de relativo e absoluto, se expressa numa liberdade mental além de todas as fixações e em ética espontânea em meio a manifestação das atividades e qualidades da realização.
tendrel
Shamatha ou vipassana?
Entre os dois tipos principais de cultivo ou meditação, qual é o mais importante, qual realmente leva a realização?
tendrel
Prática formal e informal
Como prática formal e informal interagem, uma discussão sobre terminologia e alguns aspectos da prática budista em geral e do vajrayana em específico.
tendrel
Apreensão modal, o que é, para que serve?
'dzin stang, em tibetano, é o resultado da meditação analítica, e serve para verificar se a prática de meditação não é equivocada. No entanto, mesmo o estado de reconhecimento direto da vacuidade envolveria algum tipo de fixação? Ou devemos e podemos abandonar toda e qualquer fixação?
tzal.org
O espaço e o tempo da prática
O espaço e o tempo da prática ocorre em dois estados intermediários: o estado da meditação e a vida cotidiana. Um depende do outro, e mais do que isso, há pontos em que a vida cotidiana é invadida pela meditação, bem como é claro, quando a meditação é invadida pela vida cotidiana.
tendrel
Análise, apreensão e não elaboração
Há duas formas principais de meditação, a de estabilidade e a de discernimento. Com relação a meditação de discernimento, há três modos progressivos, que são análise, apreensão e não elaboração.
tendrel
Meditação não analítica
Todas as formas de budismo tibetano concordam que a meditação analítica culmina numa prática não conceitual, ou pelo menos “sem elaborações”. No entanto, algumas dessas tradições discordam da noção de não elaboração das outras. Como é isso?
tendrel
O farol da não fixação
Ao estudar a vacuidade, encontramos a ignorância e negamos seu objeto. No entanto, essa negação só existe em termos da ignorância, e assim, ao meditar na natureza da realidade, não é preciso sustentar nenhum tipo de refutação ou elaboração conceitual.
tendrel
Mindfulness e McMindfulness
Qual a posição budista sobre a apropriação de práticas e ideias pela ciência e por terapeutas genuínos, bem como por picaretas?
tendrel
Bem-aventurança, claridade e não conceitualidade
Essa é uma correção importante ao video “Os três reinos e as experiências de meditação”.
tzal.org
McMindfulness: meditação com marca registrada
O que está por trás do uso insistente do termo “mindfulness” em termos de meditação, particularmente em modalidades seculares, e como ela se tornou um produto do supermercado espiritual.
tzal.org
Mal tocou no gelo e já se acha geladeira
Hoje parece haver mais pessoas querendo ganhar a vida ensinando meditação do que propriamente querendo se aplicar na prática.
tendrel
Qual a importância da meditação?
Por que é preciso trabalhar com os hábitos através da prática formal e informal?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)