contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
Buda Virtual

O que é ser um bom praticante

Essa resposta tem três partes. A primeira coisa a esclarecer é a tradição budista, mas particularmente tibetana, de autorrebaixamento. Então é preciso dizer um pouco sobre proporções e magnitude, e o fato de se estar satisfeito com a própria prática ser visto como um obstáculo. Enfim, é preciso explicitar a diferença, que existe apenas para iniciantes como eu, entre prática formal e prática informal, e talvez tentar dizer o que é efetivamente prática para um iniciante.
YouTube

Budismo e trans-humanismo

Longevidade muito ampliada e inteligência artificial ao nível de ser possível fazer o upload de uma consciência para uma máquina seriam um problema para o budismo?
Buda Virtual

“O Livro Tibetano dos Mortos”
como Apropriação Cultural

Não existe “livro tibetano dos mortos”. O texto a que se deu esse título não foi escrito com necessariamente os mortos em vista, nem é tibetano no sentido de ser aceito por toda a cultura tibetana.
tzal.org

Carta Aberta à Comunidade Budista

Em 1993 um grupo de professores ocidentais se encontrou com o Dalai Lama para discutir problemas ligados a transmissão do darma para o mundo moderno.
Buda Virtual

Simplicidade e budismo

Muitas pessoas têm uma visão estereotipada do budismo, firmada incessantemente pela indústria do entretenimento e publicidade, bem como pelas ondas de distorção de que já tratei em outros textos. Um dos aspectos dessa visão romântica e equivocada dos ensinamentos é a que eles estejam voltados a um tipo específico de simplicidade: um despojamento minimalista que envolveria o ambiente, o corpo e a cabeça. Em outras palavras, ambientes vazios, vidas quietas, poucas ideias. Isso confere?
tzal.org

O uso do termo “oriental”:
o politicamente correto e o budismo

Por que evitar certas terminologias ao se referir ao estudo acadêmico do budismo e outros pensamentos asiáticos ou do mundo semita?
YouTube

Mindfulness e McMindfulness

Qual a posição budista sobre a apropriação de práticas e ideias pela ciência e por terapeutas genuínos, bem como por picaretas?
YouTube

Spoilers do Darma

Por que certos ensinamentos budistas requerem discrição, e não devem ser ensinados em público?
tzal.org

Mal tocou no gelo e já se acha geladeira

Hoje parece haver mais pessoas querendo ganhar a vida ensinando meditação do que propriamente querendo se aplicar na prática.
YouTube

Como lidar com o desemprego?

Existe alguma estratégia budista para lidar com o desemprego?
YouTube

Budismo e trabalho

Como integrar o darma no cotidiano, enquanto se ganha dinheiro e segue uma carreira?
YouTube

Humanista, engajado, moderno, sem crenças?

Em que medida essas qualificações para o termo “budismo” são distorções ou elementos positivos?
Lúcida Letra

Religião, ciência e multiculturalismo

O budismo muitas vezes pode não ser o ensinamento mais adequado para todos? O que isto implica?
Buda Virtual

Jack Kerouac e o Budismo

“Já leu o livro Os Vagabundos do Dharma 'The Dharma Bums' de Jack Kerouac? Qual a ligação deste livro com o darma?” // Basicamente Kerouac se interessou pelo budismo por um período nos anos 50, até uns 5 anos antes de sua morte, no fim dos anos 60. O conhecimento de budismo dele era superficial, e um tanto distorcido. // Esse livro é da primeira fase de deslumbre dele em contato com alguns textos budistas -- ele não chegou a conhecer um professor ou ouvir uma palestra, ou fazer prática em grupo. // Allen Ginsberg, no entanto, lá pelos anos 70 finalmente veio a consolidar o entendimento do budismo e seguir um professor, se tornando alguém que tinha uma noção leiga, mas válida, do budismo, e um praticante. // Eu não tomaria Dharma Bums como indicador de qualquer coisa sobre o dharma, apenas um indicador do interesse de Kerouac e outros beats no assunto. Um dos personagens no livro é inspirado em Gary Snyder, que viveu um tempo no Japão e também é (está vivo) hoje um bom praticante e conhecedor (embora nos anos 50, seja difícil precisar exatamente o quanto ele já entendia, e ele foi sem dúvida caricaturado no livro de Kerouac.) // 3a. onda: A distorção dos descolados
Papo de Homem

Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster

Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.
Buda Virtual

Spoilers do darma:
arruinando a própria prática (e a dos outros)

Por que devemos ser discretos com certos ensinamentos, e qual é o sentido do segredo no budismo.
YouTube

Budismo classe média branca

É preciso mudar a sociedade para facilitar os ensinamentos para os seres?
tzal.org

Por que a experiência é superior à inferência?

A maioria das formas de epistemologia budista parece aceitar isso, por que é assim?
Buda Virtual

Budismo e terapia

Qual a relação do budismo com a noção de terapia? Como práticas terapêuticas podem se coadunar com a prática do darma? Qual a diferença entre a motivação correta para buscar o darma e a motivação para buscar ajuda para questões pessoais?
YouTube

Por que examinar as distorções do budismo?

Muitas vezes acabamos discutindo as várias formas pelas quais o budismo acaba maculado pelas tentativas de adaptação da cultura moderna, por que isso seria útil?
tzal.org

Bodisatva Petralha

Nagarjuna, no séc III, e direitos humanos para humanos dir... seres sencientes atrapalhados de modo geral. Pergunta aí se Jesus, que era excelente hippie abraçador de árvores esquerdinha e tudo mais, chegou a advertir sobre cadeias privadas -- Nagarjuna avisou: era ainda mais diretório acadêmico petralha. (Trechos da Guirlanda Preciosa, versos 330 a 338).
tzal.org

Distorções Comuns

Quais são as distorções mais comuns quando um brasileiro busca praticar o darma?
YouTube

Budista de Internet

É possível praticar o budismo só com a internet, sem envolvimento presencial?
Buda Virtual

Três ondas de distorção do budismo no ocidente
A 1ª onda: a distorção dos filósofos

Como os primeiros contatos do budismo com o iluminismo e a filosofia de Schopenhauer deixaram marcas que vivem até hoje na visão popular e acadêmica, e sobretudo na produção textual sobre o assunto em línguas ocidentais.
Papo de Homem

O Zen canalha de Steve Jobs

A principal ideia de zen que dominou a cultura, e influenciou Jobs, é uma distorção dos ensinamentos do Buda, e intensifica a alienação dos consumidores e a relação das pessoas com o mundo por promover ativamente a indiferença.
Buda Virtual

Budismo, Soro Antifilosofídico

Sobre a relação do budismo com a academia, em particular com a filosofia e a psicologia.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue — comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.
tzal.org é produzido por
Padma Dorje.

e-mail

boletim informativo

Tendrel: conexões auspiciosas
canal no YouTube




Banco do Brasil (001)
ag 3.240-9 cc 123.017-4



Sugestões de patronagem recorrente (mensal):








todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2019
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)
Licença Creative CommonsEste obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).

https://tzal.org/budismo-e-modernidade/