contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesContos de um Vagabundo IluminadoViagens Tântricas

Viagens Tântricas


Choying Rangdrol era um mestre iluminado que não possuía bens mundanos. Dia e noite ele sentava numa almofada de meditação, vestido de somente uma pele solta de ovelha.

Sem educação formal, ele havia atravessado o caminho do despertar. “Os iogues não querem e não precisam de nada além da natureza imutável do estado autêntico”, ele cantava.

UM DIA PATRUL RINPOCHE — QUE RECEBEU extensivos ensinamentos de Choying Rangdrol — estava sentado com o mestre de meditação, quando este perguntou: “O que anda fazendo ultimamente Mingyur Dorje do Mosteiro Dzogchen?”.

Patrul Rinpoche deu algumas notícias, Choying Rangdrol lembrou: “Estes caras do Dzogchen não tratam Mingyur Dorje do jeito que deviam. Se conhecessem sua real identidade, seria diferente. Um verdadeiro Siddha raramente revela todas suas qualidades”.

Mais tarde, sem razão aparente, Choying Rangdrol disse: “Durante as grandes reuniões no Mosteiro Dzogchen, Mingyur Dorje senta num trono alto, não longe da porta, de frente para o centro; isto é meio esquisito, não é? O trono do professor costumava ser perto do altar”.

Então ele continuou lembrando vários costumes e personagens do Mosteiro Dzogchen. Por toda a conversa, Patrul Rinpoche — que havia estudado em Dzogchen — concordava, inclinando a cabeça, aparentemente compartilhando das reminiscências do mestre de meditação. Um jovem neófito, Pema Dorje, que estava presente (e que mais tarde tornou-se o principal khenpo [abade] do Mosteiro Dzogchen) pensou: “Como esse lama analfabeto sabe tanto de nosso mosteiro? Ele deve ter estado por lá durante a juventude”.

Finalmente o curioso rapaz perguntou ao mestre de meditação: “Venerável lama, tens ido ao Mosteiro Dzogchen?”. “Poderia dizer que sim”, o mestre respondeu.

“Quando?”

“Todo ano eles realizam a cerimônia da Assembleia dos Vidhyadharas. Quando, do trono, Mingyur Dorje toca um pequeno tambor de marfim e canta a invocação: ‘Vidyadharas, detentores do estado desperto atemporal, dakas, dakinis, venham com seus séquitos — venham e participem do banquete vajra’, então todas as deidades da mandala universal, bem como os patriarcas da linhagem ancestral, têm que responder a este convite auspicioso. Portanto, foi assim que eu visitei Dzogchen. De outra forma, nunca visitei fisicamente o mosteiro.”

O jovem Pema Dorje percebeu que Choying Rangdrol era um siddha clarividente, com qualidades extraordinárias, e que podia transcender tempo e espaço. Cheio de fé, o menino curvou-se perante o mestre e recebeu sua benção.

Algum tempo depois, Pema Dorje seguiu Choying Rangdrol e Patrul à Buditude.




Estes contos de Patrul Rinpoche foram coletados e escritos por por Matthieu Ricard, e distribuídos por ele para alguns amigos nos anos 1980 e 1990; são traduções do inglês feitas por Padma Dorje em 1999, baseadas em versões mais antigas (menos completas e literariamente trabalhadas) do que as que finalmente foram publicadas em Enlightened Vagabond. O livro está em tradução ao português e contém muito mais histórias e informações sobre vida de Patrul Rinpoche e outros grandes lamas contemporâneos a ele.

Patrul ganha uma admiradora.tzal.org

A mulher de Patrul Rinpoche

Patrul ganha uma admiradora.
Há duas listas de cinco ítens tradicionais para a análise e reflexão sobre o nascimento humano precioso. Longchenpa adiciona mais duas listas de oito ítens. Quais são esses dezoito ítens a refletir? Por que essa reflexão é importante?tzal.org

Preciosidade no nascimento humano

Há duas listas de cinco ítens tradicionais para a análise e reflexão sobre o nascimento humano precioso. Longchenpa adiciona mais duas listas de oito ítens. Quais são esses dezoito ítens a refletir? Por que essa reflexão é importante?
Histórias de um dos maiores lamas do séc XIX, um exemplo de insuperável de humildade e integração dos ensinamentos mais profundostzal.org

Contos de um Vagabundo Iluminado

Histórias de um dos maiores lamas do séc XIX, um exemplo de insuperável de humildade e integração dos ensinamentos mais profundos

• Budismo

     

Contos de um Vagabundo Iluminado

A Mãe de um Lama

A Oferenda de uma Jovem

A Prata é um Veneno

A Sabedoria Pode ser Contagiosa

A mulher de Patrul Rinpoche

Aperfeiçoando a Paciência

As Instruções do Buda Primordial

As Vidas Passadas de Patrul

Chuva de Flores

Compaixão Clarividente

Faça Suas Próprias Oferendas

Grãos de Arroz

Lamas Anônimos

Mais Merda Nenhuma

Nome e Fama

Nyoshul Recebe a Transmissão

O Rei dos Fantasmas

Onde Todas as Orações são Concedidas

Perfeita Generosidade

Prostrações a um Vagabundo Iluminado

Relíquias de Cabelos Sagrados

Sinal Secreto

Um Grande Banquete

Um Ladrão é Convertido

Uma Cerimônia de Chá Tibetana

Uma Fortaleza Assombrada

Viagens Tântricas

“Cachorro Velho”




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).