contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomePessoalPadma Dorje

Padma Dorje

This page has an English counterpart. (Esta página tem uma versão em inglês).

Nasci em São Paulo, capital, em 1975, sob o nome de Eduardo Pinheiro de Souza. Meu pai foi um diretor regional na Phillip Morris do Brasil e faleceu de câncer do pulmão em 1977. Tive uma prolongada infância-adolescência mimada, vindo a lavar meu primeiro prato aos 22 anos de idade.


Consumidor compulsivo de informação

Desde que aprendi a ler, sempre me considerei um cara de letras, e mantenho uma lista de livros que mais me marcaram. Além dos livros, mantenho uma grande coleção relativamente organizada de arquivos de áudio e vídeo de alguns terabytes. Uma de minhas maiores e constantes preocupações é definir prioridades e obter coerência no consumo desenfreado de informação, daí meu interesse pela área da economia da atenção.

Uso computadores desde 1985, tendo participado de comunidades vinculadas ao Sinclair e ZX Spectrum, ao Amiga 500 e às BBSs — antecessoras da Internet. Vi a Internet nascer no Brasil durante um curso técnico de Processamento de Dados na UFRGS, por volta de 1993. Ocasionalmente uso algum conhecimento de informática para fazer dinheiro, mas considero em geral muito pouco compensador (dinheiro, volume de trabalho, satisfação minha e do cliente — mesmo que eu faça um bom trabalho, o fato é que raramente alguém está feliz com algo feito no computador1Mesmo os serviços, programas e produtos mais badalados do mundo são meros alvos constantes de reclamações: na cultura da obsolescência programada, não olhamos o que há de bom, mas o que há para ser melhorado — portanto é uma corrida constante, e insatisfatória para a maioria que não tem ovos de Colombo ou o perfil de empreendedor.). Mantenho uma lista de softwares e serviços que recomendo.


Budista

Durante a década de 90, trabalhando como bolsista na reitoria da universidade por quatro anos, em vários departamentos, onde tive contato com professores de todas as áreas, acabei me desiludindo com o mundo acadêmico e com os professores em geral, resolvendo não cursar faculdade. Após um período conturbado envolvendo cabala, bruxas e alucinógenos, encontrei a prática do Budismo, e por 12 anos trabalhei unicamente como voluntário em instituições budistas. Fiz principalmente trabalho de divulgação via Web e traduções e interpretações do inglês ao português — mas para o budismo também trabalhei de pedreiro, porteiro, recepcionista, cantor e condutor de liturgias, contabilista, garçon e secretário — com graus variados de sucesso. Veja a lista de centros e professores budistas que pessoalmente recomendo.

Enfim, por recomendação de um professor budista, concluí o bacharelado em filosofia na UFRGS. Não foi uma experiência completamente destituída de mérito, mas quase. Algumas vezes também penso fazer concursos públicos. Então sigo no freelance e na prática da simplicidade.

Para complementar minha renda como tradutor também dou aulas particulares de inglês. Escrevo artigos por encomenda, e posso trabalhar como compositor e produtor musical.


Diletante

Em breve pretendo tomar um tempo para concluir alguns livros em andamento. Já publiquei três livros. Eles foram escritos em português, mas são impressos no exterior e enviados de lá (um deles está disponível para kindle). Colaboro também para o site Buda Virtual, e tive um podcast em parceria com Eduardo Fernandes, o Atrás do Front.

Toco vários instrumentos, mas especialmente a guitarra. Algumas músicas que gravei podem ser encontradas no Sound Cloud. Também adoro cinema, e no IMDb mantenho notas para todos os filmes que assisti. Polêmica e debate também me agradam bastante. Veja os princípios e causas que defendo e alguns conceitos importantes a lembrar.


Hey ho, let's go

Posso ser contactado com perguntas ou ofertas pelo e-mail. Se você quiser colaborar com minhas atividades, por favor o faça.

Última alteração da página referente a esta URL em 12/18/23.


Veja também


Tendrel, canal no youtube sobre budismo.
Entrevista com Eduardo Pinheiro longa entrevista concedida a William Mango.
O que aprendi com a heurística vídeo entrevista de 74 minutos preparada pel'O Lugar.
A Política do Led Zeppelin (áudio) conversa de 1h no Atrás do Front, podcast que agora apresento com Eduardo Fernandes.
Sobre o autor em Algumas Respostas Sobre o Budismo.
Artigos encomendados: centenas de milhares de palavras escritas a pedido de patrocinadores.
Você pode me agradar com um presente na amazon.com brasileira ou estadunidense.
Livros que estou lendo neste momento.


Meu PIX, caso você se interesse por contribuir com minhas atividades.

1. ^ Mesmo os serviços, programas e produtos mais badalados do mundo são meros alvos constantes de reclamações: na cultura da obsolescência programada, não olhamos o que há de bom, mas o que há para ser melhorado — portanto é uma corrida constante, e insatisfatória para a maioria que não tem ovos de Colombo ou o perfil de empreendedor.

Trinta e poucos episódios de um podcast que os Eduardos Fernandes e Pinheiro fizeram um tempo atrástzal.org

Atrás do Front

Trinta e poucos episódios de um podcast que os Eduardos Fernandes e Pinheiro fizeram um tempo atrás
Onde nosso heroi se depara com um adversário a sua altura.tzal.org

Moby-Cock

Onde nosso heroi se depara com um adversário a sua altura.
Histórias dos anos 90, dos inícios tenros da internet no Brasil e de como me conectei com o budismo.medium

Entrevista com Eduardo Pinheiro

Histórias dos anos 90, dos inícios tenros da internet no Brasil e de como me conectei com o budismo.
Algumas pessoas sempre me perguntam. E também, segue o anúncio de que preciso freelas.tzal.org

“Papo de Homem” e eu

Algumas pessoas sempre me perguntam. E também, segue o anúncio de que preciso freelas.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).