contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoTraduçõesContos de um Vagabundo IluminadoMais Merda Nenhuma

Mais Merda Nenhuma


Konchog Paldron era a filha e sucessora espiritual do Mestre dos Tesouros Chogyur Lingpa. Reconhecida como uma encarnação de Tara Verde, ela foi uma memorável professora e mãe de muitos tulkus, lamas renascidos.

KONCHOG PALDRON RECEBEU EXTENSIVOS ENSINAMENTOS de muitos mestres iluminados, inclusive do Mestre Manjusri Jamyang Khyentse e do primeiro Jamgon Kongtrul. Porém, foram as compassivas instruções orais de Patrul Rinpoche que despertaram sua mente inerente de buda. Ela mais tarde transmitiu os ensinamentos dzogchen de Dza Patrul para muitos praticantes.

Um dia, falando em verso, Patrul lhe disse:

"Não prolongue o passado,
Não convide o futuro,
Não altere sua atenção natural —
Não tema aparências.
Não há nada além disso!"

Ao ouvir estas palavras, Konchog Paldron inesperadamente vivenciou grande iluminação. Patrul havia falado em um grosseiro dialeto nômade. A frase final soava como "Fora isso, não há mais merda nenhuma!".

Isto ficou conhecido como "O Ensinamento Mais-Merda-Nenhuma". Tem sido passado de mestre a discípulo até os dias de hoje.




Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).