contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelCausas, circunstâncias e continuidade

Causas, circunstâncias e continuidade

Que influência das ações durante a vida têm no momento da morte, já que esse momento é tão caótico e qualquer coisa pode acontecer? Como algo pode continuar de uma vida para a outra sem um substrato?

O que carrega a continuidade de uma vida para a outra?

"No budismo se diz que no período intermediário entre as vidas é muito mais fácil dar grandes guinadas cármicas, que é muito mais fácil do que como seres humanos ou animais, etc., e que por isso é tão importante morrer bem. Assim, por que deveríamos dar importância aos nossos atos nessa vida, sendo que o momento após a morte parece tão mais importante?"

Na verdade é importante agir bem nessa vida, de forma ética, não só para aumentar as chances de felicidade, mas como treinamento da mente. A mente que cultiva a ética mais facilmente cultiva outras qualidades de estabilidade que são úteis no momento da morte — isto é, sem ética é difícil meditar, e sem meditar é difícil ética. Sem se portar bem, e cultivar ética, o momento da morte é mais caótico, e temos menos chance de lidar bem com o caos.

Se esse momento é realmente bem aproveitado, há um grande potencial de um nascimento que traga benefícios aos seres. Então no momento da morte é importante estar preparado e fazer repetidas aspirações, uma vez que "podemos sonhar qualquer coisa", e esse potencial vasto não deve ser desperdiçado. No entanto, sem a preparação durante a vida, a morte é apenas tão caótica como normalmente nossos sonhos durante a noite, e de fato, se nossos sonhos estão direcionados para atividades positivas e o darma, isso é um sinal de que nossa prática vai bem.

"Se as coisas são vazias de existência intrínseca, a individualidade da mente muito sutil que permeia entre as vidas está depositada aonde? Como ela se mantem de modo causal por um tempo infinito entre as vidas dos seres, de modo individual, e não se dissipa entre o espaço, ou para outros seres, ou se torna outra coisa?"

Não, o que chamamos de individualidade está ligado a hábitos, que são o que formam os corpos e experiências, e também a noção de que há um possuidor. São os hábitos que formam uma noção (falsa) de individualidade, e de uma individualidade que sente continuidade e descontinuidade.

Clickbait
Renascimento? Primeiro explica momento 1 e 2

Existe budismo sem renascimento? (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).

Seriam os reinos budistas apenas metáforas? (texto de Padma Dorje no Buda Virtual).




Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.

• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

• Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

• Visite o Canal Tendrel no YouTube.

Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?tzal.org

Vacuidade e compaixão

Embora nos seja repetido o tempo todo que vacuidade e compaixão são a mesmíssima coisa, algumas vezes, dependendo do contexto em que entendemos essas palavras, talvez seja difícil para algumas pessoas fazer a associação. Como é isso?
A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?tzal.org

Quem é dono da vacuidade?

A vacuidade tem um âmbito definitivo e um expediente, no âmbito expediente, há dois tipos de negação, a identitária e a existencial. Qual das duas representa a tradição nyingma?
O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.Buda Virtual

A abordagem que dissipa o samsara

O conceito de samsara é um dos mais importantes no budismo, de fato, o mais importante no início do caminho. Ainda assim, ele é um conceito facilmente mal entendido.
Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.tzal.org

Peculiaridade e Vazio

Mais do que forma é vazio, vazio é forma: uma forma específica é vazio, não é preciso generalizar.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).