contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoArtigosArtigos sobre budismo em outros websites

Artigos sobre budismo em outros websites

São 52 os artigos escritos para outros websites listados abaixo. 40 artigos sobre budismo escritos para tzal.org podem ser encontrados listados aqui.



Para o budismo, só o Buda salva?

Uma visão panorâmica e crítica da tendência universalista predominante (a ideia de que todas as religiões dizem as mesmas coisas com outras palavras), em contraponto aos ensinamentos budistas tradicionais que dizem respeito aos "três defeitos do pote".

Prática formal e ajudar o mundo, uma falsa dicotomia

Budismo engajado implica que exista budismo não engajado: budismo focado numa prática que não beneficia os outros existe?

Eternalismo, niilismo e outros extremos

Quando falamos em Caminho do Meio no contexto budista, podemos estar nos referindo a várias coisas. Neste texto examino aspectos da polêmica budista em torno de extremos filosóficos e como lidar com eles.

Seriam os reinos budistas apenas metáforas?

Muitas vezes os professores do darma, em particular no ocidente, adotam uma interpretação psicológica quanto aos elementos budistas menos palatáveis ao gosto moderno, principalmente quando tais aspectos parecem desafiar as superstições materialistas prevalentes. Mas é mesmo preciso acreditar na existência efetiva de vários céus e infernos para praticar o darma? Os reinos de sofrimento, as terras puras e seus habitantes realmente existem de acordo com as expectativas e valores da Índia medieval – rios de lava ou leite com mel, palácios e adereços próprios das monarquias védicas, e criaturas tais como yakshas, rakshasas, gandarvas, nagas e pretas?

Além dos conceitos: o intelecto visto como obstáculo

Nem toda forma de conceitualidade é ruim, nem toda forma de não conceitualidade é boa. As armadilhas dos estereótipos ligados ao pensamento asiático e ao budismo.

Chogyam Trungpa e o budismo da louca sabedoria

Artigo promovendo o lançamento da tradução, e uma elegia a Trungpa Rinpoche.

Budismo de museu versus budismo descolado

Adaptar o budismo à modernidade ou preservar os ensinamentos? Uma falsa dicotomia.

Filosofia da linguagem e vacuidade

O que Buda e Wittgenstein têm em comum? Uma breve comparação da noção de vacuidade como exposta pela prasangika madhyamaka e o segundo Wittgenstein.

O Zen Canalha de Steve Jobs

A principal ideia de zen que dominou a cultura, e influenciou Jobs, é uma distorção dos ensinamentos do Buda, e intensifica a alienação dos consumidores e a relação das pessoas com o mundo por promover ativamente a indiferença.

Buda Rebelde: minha experiência de tradução do livro e algo sobre as quatro confianças

A Editora Lúcida Letra me convidou para escrever algumas palavras sobre um ensinamento contido na pág. 168 do livro, “As Quatro Confianças”.

Dificuldades na tradução do darma

Um panorama amplo da situação da tradução budista para línguas ocidentais, em particular para o português, com algumas discussões pontuais.

Existe budismo sem renascimento?

Renascimento no budismo já não era um tópico fácil antes da cultura ser predominantemente materialista. O que o renascimento ainda pode nos ensinar?

Uma breve história do budismo

No Saga Dawa (período onde se comemora o nascimento, iluminação e morte do Buda Sakyamuni) 2015 surgiu o convite de escrever uma história do budismo apertadinha em 3500 caracteres.

“Iluminação” e outras luminosidades budistas

De onde vem o conceito de iluminação no budismo? O que é a iluminação, e quais as outras metáforas de luz na tradição budista?

A Iniciação de Kalachakra

Em 2015 a iniciação de Kalachakra foi oferecida pela segunda vez no Brasil. O que é uma iniciação para o budismo tibetano? O que representa essa iniciação em particular?

Três grandes ondas de distorção do budismo no ocidente: 1a. onda, a distorção dos filósofos

Como os primeiros contatos do budismo com o iluminismo e a filosofia de Schopenhauer deixaram marcas que vivem até hoje na visão popular e acadêmica, e sobretudo na produção textual sobre o assunto em línguas ocidentais.

Três grandes ondas de distorção do budismo no ocidente: 2a. onda, a distorção dos românticos

Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo romantismo alemão/inglês, com viés no misticismo e universalismo da Teosofia e no irracionalismo de D.T. Suzuki. Ambas as distorções foram intensificadas pelo trabalho de C. G. Jung.

Três grandes ondas de distorção do budismo no ocidente: 3a. onda, a distorção dos descolados

Neste artigo são apresentadas distorções causadas pelo conexão dos beatniks e hippies com o budismo, bem como os desafios do darma numa cultura de capitalismo global.

McMindfulness: meditação com marca registrada

O que está por trás do uso insistente do termo “mindfulness” em termos de meditação, particularmente em modalidades seculares, e como ela se tornou um produto do supermercado espiritual.

Slavoj Žižek: Velhacaria Hipster

Sobre o charlatanismo do “Charlie Sheen da filosofia” esloveno e uma crítica pontual de suas visões sobre o budismo.

Última alteração da página referente a esta URL em 2018-09-09 15:41:05.

Alguns screenshots dos meus 25 anos de presença na internettzal.org

Minhas páginas antigas na internet

Alguns screenshots dos meus 25 anos de presença na internet
Algumas pessoas sempre me perguntam. E também, segue o anúncio de que preciso freelas.tzal.org

“Papo de Homem” e eu

Algumas pessoas sempre me perguntam. E também, segue o anúncio de que preciso freelas.
Livro de fotos e poesias da Gata Milady.tzal.org

Being Cat (“ser-gata”)

Livro de fotos e poesias da Gata Milady.
A experiência numa graduação em Filosofia no Brasil comentada por alguém que fez o curso em busca de estudar “formas peculiares da mente se confundir”.tzal.org

Filosofia: forma de vida & passarela de egos

A experiência numa graduação em Filosofia no Brasil comentada por alguém que fez o curso em busca de estudar “formas peculiares da mente se confundir”.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).